I ESITOX da Unicamp faz imersão de uma semana nas áreas de Toxicologia e Toxinologia
Publicado por: Camila Delmondes
24 de julho de 2023

Compartilhar:

I Escola de Inverno em Toxicologia da Unicamp aconteceu de 17 a 21 de julho, em Campinas/Foto: Camila Delmondes

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, de 17 a 21 de julho, a I Escola de Inverno em Toxicologia (ESITOX) da universidade, curso de extensão universitária, gratuito, que reuniu profissionais de laboratório e estudantes de graduação e pós-graduação interessados nas áreas de Toxicologia e Toxinologia.

O professor José Luiz da Costa, coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox) da FCM e responsável pelo evento, explicou que a Escola contou com atividades teóricas e práticas visando à formação básica dos participantes, nas áreas objetos da capacitação. “Além de divulgar a ciência realizada na Unicamp e proporcionar treinamento em docência para os nossos alunos de pós-graduação, I ESITOX contribuiu para apresentar o curso aos futuros pós-graduandos”, disse.

Para a estudante de mestrado e membro da comissão organizadora do evento, Lohanna Pereira El Haddad, a I ESITOX surge no calendário da universidade como uma oportunidade para que profissionais das áreas de Farmácia, Química, Biomedicina, e de áreas afins ou análogas, tenham noção sobre as atividades realizadas no âmbito de uma pós-graduação, “de modo a manter ou ter despertado o interesse pela atividade acadêmica”.

Na organização da I ESITOX  em conjunto com os colegas de mestrado, Náthaly Cristine Bueno Faria dos Santos e Lílian de Araújo Lima,  e de doutorado, Leonardo Costalonga Rodrigues e Karla Aparecida de Oliveira Souza, Lohanna disse que o evento foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Participamos de todos os processos, desde a escrita do edital, montagem do cronograma e seleção dos alunos, a poder ministrar uma aula da programação. Desafiador, gratificante e satisfatório”, disse.

A comissão organizadora da I ESITOX da unicamp. A partir da esquerda: Leonardo Costalonga Rodrigues, Náthaly Cristine Bueno Faria dos Santos, Lílian de Araújo Lima, Lohanna Pereira El Haddad, Karla Aparecida de Oliveira Souza e José Luiz da Costa/Foto: Camila Delmondes

A Escola teve como temas das atividades teóricas: Conceitos gerais de toxicocinética e toxicodinâmica; Toxicologia e redução de danos no uso de substâncias psicoativas; Principais drogas de abuso e NPS; A importância de métodos in silico nos cenários farmacológico e toxicológicos atuais; Toxicologia Ambiental e sua interface com a área regulatória; A avaliação do risco no contexto da Toxicologia de Alimentos; Toxicovigilância e epidemiologia (CIATox); Preparo de amostras e matrizes biológicas alternativas; Farmacocinética e metabolismo in vitro; Zebrafish como ferramenta para estudos de toxicidade e triagem de compostos terapêuticos: vantagens, aplicações e perspectivas; Cromatografia e espectrometria de massas; Toxicologia Clínica: abordagem ao paciente intoxicado; Aplicações da Toxicologia na Perícia; Toxinologia: estudo das peçonhas e toxinas; e Pesquisa e desenvolvimento de fármacos anticâncer.

As atividades práticas tiveram como foco: a detecção de canabinoides em oléo, a análise de etanol por etilômetro e por cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (CG-DIC) e a triagem de drogas de abuso por imunoensaio e LC-MS/MS.

Foram palestrantes convidados da programação, os docentes e estudantes de pós-graduação: Alexandre Godoi, Ana Christina Maluf, Ricardo Leal, Fernanda Goldoni, Gisela Umbuzeiro, Adriana Bragotto, Náthaly Bueno, Lohanna Haddad, Natalícia Antunes, Cláudia Morelli, Leonardo Costalonga, Camila Carbone, Rony Costa, Stephen Hyslop, João Ernesto, Lílian Lima, Kauê Chinaglia, Karla Oliveira.

Momentos da I ESITOX: o professor do Departamento de Medicina Translacional da FCM (Área de Farmacologia), Stephen Hyslop, em sua aula sobre peçonhas e toxinas/Foto: Camila Delmondes

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM