Heitor Moreno, docente da FCM, é laureado por poema que celebra a prática médica
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
14 de outubro de 2024

Compartilhar:

Heitor Moreno Junior, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, obteve o segundo lugar na modalidade de poesias do Concurso Contemporânea de Literatura. Promovido pela Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios, o evento foi realizado em setembro na Universidade Santa Cecília, em Santos.

O professor foi reconhecido pelo poema “O Médico”. Participaram 660 poetas de 10 países de língua portuguesa. A medalha de ouro ficou para a centenária Carolina Ramos, uma das maiores poetisas brasileiras. A solenidade ocorreu em Santos com a presença de várias autoridades literárias nacionais.

Heitor Moreno, primeiro da direita para esquerda, em cerimônia realizada Universidade Santa Cecília, em Santos. Foto: divulgação

“O Médico” integrará o próximo livro de Heitor, “Trevas”, que está no prelo. Será a segunda publicação literária do autor, que lançou também “Versos que resgatei” (2023). É a primeira vez que o docente é reconhecido pela produção no gênero. “Escrevo poesias há vários anos. Fiquei muito surpreso com a premiação, pois escrevo nessa modalidade por diletantismo, apenas”, declara o professor.

“A obra é inspirada em um médico que faz as suas visitas hospitalares diárias a pacientes humildes e em estado de saúde crítico. O dedicado profissional até ‘mente’ (‘estás melhor’) e prescreve tratamentos pouco eficazes (pasta de Lassar) para condições clínicas graves. Ao sair do hospital, sente o peso de suas atitudes sumarizadas como sentimentos de ‘Aleluia e Paixão’. Enfim, tentei valorizar o lado humano e sofrido do médico”, compartilha o autor.

Professor da FCM recebeu medalha pela segunda colocação. Foto: divulgação

A respeito da conexão entre arte, medicina e ensino, o professor afirma: “O exercício da real medicina já é ‘uma arte’, mas precisamos resgatar o lado humano e humanista que o médico antigo tinha. Conhecemos personagens célebres da área de Ciências Humanas, mas pouco sobre os pensamentos dos mesmos. Temos ótimos professores na FCM que poderiam colaborar em uma curta e bem direcionada disciplina na graduação, talvez. Formaríamos médicos melhores ainda”, acredita.


Leia o poema premiado:

 



Notícias mais recentes



Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


(Divulgação) HC comemora Semana da Pessoa Idosa com palestras e mágica

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM