Grupo de Investigação do Remodelamento Miocárdico da FCM tem artigo publicado pelo Journal of the American Heart Association
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
16 de julho de 2024

Compartilhar:

Foi publicado em 3 de julho, pelo Journal of the American Heart Association (JAHA), artigo do Grupo de Investigação do Remodelamento Miocárdico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O primeiro autor é Luís Miguel da Silva, formado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. O trabalho é o desdobramento da tese de doutorado do estudante, que teve como orientador o professor Otávio Rizzi Coelho Filho, líder do Grupo.

O estudo “Impaired cardiac sympathetic activity is associated with myocardial remodeling and established biomarkers of heart failure” investiga a fisiopatologia da insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção (FE) preservada. O objetivo foi avaliar a função simpática - responsável pelo aumento dos batimentos do coração - de pacientes com IC e sua relação com o remodelamento miocárdico e a capacidade de exercício. A FE é um parâmetro utilizado para avaliar a função do ventrículo esquerdo do coração.

Otávio, que também assina o artigo, explica que a inovação do trabalho se dá por ser uma das primeiras vezes em que se mostra que o paciente com IC e FE preservada acima de 45% (que correspondem a cerca de metade dos casos de IC) tem um grau de desnervação do coração comparável àqueles pacientes com FE reduzida (menor que 45%). “Ainda temos poucos tratamentos que reduzem eventos como mortalidade e melhoram a evolução da IC com FE preservada. Para se ter ideia, no Brasil existem de 1,5 a 2 milhões de pessoas com essa condição, mas os tratamentos disponíveis e o entendimento sobre a sua fisiopatologia ainda são muito limitados”.

José Roberto Souza e Celso Darío Ramos, professores da FCM, e Luís Miguel da Silva, doutor pela FCM e primeiro autor de estudo publicado na revista JAHA. Foto: divulgação

O estudo comparou dois grupos de pacientes com IC, com FE reduzida e preservada, aplicando métodos avançados de avaliação do remodelamento miocárdico. Os pacientes foram submetidos à ressonância magnética do coração com avaliação da fibrose intersticial, chamado de espaço extracelular, além da realização do exame de cintilografia MIBG - que investiga a integridade da atividade simpática existente no coração. O docente ressalta que a realização desses avançados exames contou com a colaboração dos professores da FCM, José Roberto Souza e Celso Darío Ramos.

Assinam o artigo, ainda, pela FCM: Andréa Canguçu, Layde Paim, Adriana Bau, Camila Martins, Stephan Pinheiro, Vinicius Ribeiro, Walter Rocha, Roberto Schreiber, Lígia Correa, Andrei Sposito e Wilson Nadruz Junior. O estudo teve colaboração internacional da Harvard Medical School, por meio dos pesquisadores Tomas Neilan e Michael Jerosch-Herold.

“É uma sensação incrível ver anos de trabalho e dedicação sendo reconhecidos pela comunidade científica. A publicação representa um marco importante na minha trajetória de pesquisa e nos motiva a continuar explorando novas áreas de conhecimento”, afirma Luís Miguel.

Otávio Rizzi Coelho Filho, líder do Grupo de Investigação do Remodelamento Miocárdico da FCM. Foto: divulgação

“A revista ‘Journal of the American Heart Association’ é uma publicação muito importante e prestigiosa, editada pela Sociedade Americana de Cardiologia, uma das principais do mundo, com alto fator de impacto (6.106). Assim, é de enorme relevância a publicação de parte da tese de doutorado de um aluno nosso”, declara Otávio.

Sobre o JAHA

O Journal of the American Heart Association (JAHA) é uma revista científica internacional, revisada por pares e de acesso aberto, que publica todos os tipos de artigos de pesquisa originais, incluindo estudos realizados com seres humanos e modelos experimentais, bem como artigos clínicos aplicados, epidemiológicos e de políticas de saúde relacionados às doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM