Gestão “Professor Flávio Cesar de Sá” assume Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL)
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
14 de dezembro de 2022

Compartilhar:

No dia 17 de novembro, o Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), entidade representativa dos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, oficializou sua nova gestão. A chapa eleita, “Professor Flávio Cesar de Sá”, assume o lugar da gestão “Carolina Maria de Jesus” durante o restante de 2022 e ao longo de 2023. A posse ocorreu no anfiteatro 3, do prédio da LEGO.

A presidente Keyla Sacramento e as vice-presidentes Bruna da Silva Nascimento e Laura Bianchini são estudantes da 60ª turma do curso. Os membros da gestão “Professor Flávio Cesar de Sá”, que fazem parte das turmas 59 e 60 do curso de Medicina, se organizaram em vários departamentos, dentre os quais estão o lazer e cultura, extensão, marketing, financeiro, lojinha, patrimônio e movimento estudantil, além da secretaria e presidência.

Ex-presidente Leonardo Santos Cerqueira Filho, da gestão “Carolina Maria de Jesus”, e a atual presidente Keyla Sacramento. Foto: Divulgação/CAAL

Na ocasião da posse, a presidente Keyla reafirmou os compromissos políticos do CAAL: “estamos vivendo um momento histórico no Brasil, de muitas mudanças e desafios, e isso acaba se refletindo dentro da Universidade, principalmente enquanto uma instituição pública. Então, o que eu espero para a nossa atuação enquanto gestão do Centro Acadêmico Adolfo Lutz é um compromisso social com toda a sociedade brasileira que investe na nossa formação, prezando por uma Medicina mais popular e pela garantia da saúde enquanto um direito de todos. Além disso, uma das nossas principais metas é fortalecer o espírito de comunidade dentro da Medicina Unicamp, justamente para conseguirmos enfrentar juntos esse novo cenário de mudanças”.

Gestão “Professor Flávio Cesar de Sá”

O professor Flávio Cesar de Sá foi responsável, ao longo de sua vida, por importantes aprimoramentos no ensino de Bioética na FCM e também pela maior inserção do profissionalismo médico de qualidade no currículo do curso de Medicina, dentre outras contribuições essenciais. Além disso, Flávio também foi membro do CAAL durante sua graduação na FCM. Tamanha importância levou a gestão a adotar o nome do professor, que faleceu no dia 25 de agosto de 2022.

Além de representar os estudantes de Medicina da FCM, a nova gestão é responsável pela organização e execução de diversas atividades e eventos durante seu curso, como a “Calourada” (recepção dos ingressantes no início do ano letivo de 2023), ao lado da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz, e o “Workshop de Medicina”, evento voltado aos vestibulandos interessados no curso de Medicina.

Gestão “Professor Flávio Cesar de Sá” junta a membros da gestão “Carolina Maria de Jesus”. Foto: Divulgação/CAAL

A gestão também está comprometida em manter a relação entre os estudantes de Medicina da Unicamp e a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), que representa os acadêmicos do curso a nível nacional. Além disso, organiza diversos eventos aos quais o CAAL se empenha em levar os estudantes da Unicamp, como o Encontro Regional de Estudantes de Medicina (EREM), encontro essencial para a politização e mobilização dos estudantes através de atos, debates e conversas sobre a educação médica e o SUS.

Sobre o CAAL

O CAAL foi fundado em 1963 como instituição de representação dos acadêmicos de Medicina da FCM e, desde sua fundação, tem desempenhado uma atuação política em prol da educação médica pública e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a gestão do Centro Acadêmico, composta por estudantes de Medicina, é determinada a partir de um processo eleitoral que, neste ano, ocorreu ao longo do mês de novembro.

Colaborou com o texto Keyla Sacramento

Membros da atual gestão “Professor Flávio Cesar de Sá”. Foto: Divulgação/CAAL


Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM