Fórum propõe olhares e alternativas sobre uso de agrotóxicos
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

As implicações socioambientais decorrentes do uso de agrotóxicos foi tema do fórum “Problemas dos agrotóxicos: olhares e alternativas”, promovido na última sexta-feira (25), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O encontro aconteceu no anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação (CPG) e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como parte integrante da disciplina Tópicos em Saúde Ambiental (SC397), com a participação de representantes da academia, de movimentos sociais e da agricultura orgânica.

O engenheiro ambiental José Santos Prata, do Comitê Nacional de Combate aos Agrotóxicos (CNCA), abriu a série de palestras, debruçando sobre o tema na perspectiva dos movimentos sociais. O doutorando do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da FCM, Pedro Henrique Barbosa de Abreu, foi convidado a falar do ponto de vista acadêmico. Fechando o debate, o presidente da Associação Nacional de Agricultura Orgânica, Guaraci Maria Diniz Júnior, falou sobre as alternativas agroecológicas.

Aberta a sessão de perguntas, o público presente mostrou-se bastante interessado em buscar respostas relacionadas ao papel do Estado em regular o uso de agrotóxicos, à contribuição da ciência no desenvolvimento de novos produtos e técnicas e à visão dos profissionais da saúde sobre a questão. “Quais são as novas tecnologias? Como é feita a rotulagem dos produtos”, questionou uma das participantes.

Mais do que pontuar os problemas, o encontro teve como objetivo, discutir as alternativas agroecológicas disponíveis, além de refletir sobre de que maneira os agrotóxicos impactam na saúde humana e no meio ambiente.

“Literalmente, todos estão expostos”, disse a enfermeira Elizabeth Regina de Melo Cabral, pós-graduanda do DSC e uma das organizadoras do evento. De acordo com ela, diversos estudos têm sido realizados na área da saúde para investigar o papel dos agrotóxicos em doenças como câncer, distúrbios mentais e alterações no leite materno. “Não se trata de uma questão meramente ideológica, mas de saúde pública”, afirmou.

Da discussão surgiu a proposta de elaboração de uma carta aberta à população, alertando sobre os riscos do uso massivo desses produtos, além da realização de fórum de combate aos agrotóxicos, apoiado pelo CNCA.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM