Fórum permanente "Ações para protagonismo do futebol brasileiro"
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Ciência e tecnologia como aliadas para reformulação do futebol brasileiro

Evento na Unicamp mostrará como pesquisas podem fazer o país retomar posição de protagonista

Ciência, inovação e tecnologia serão ferramentas fundamentais para fazer com que o futebol brasileiro volte a se tornar protagonista no cenário mundial do esporte. Nos grandes momentos do futebol brasileiro em Copas do Mundo – nas conquistas das décadas de 1960 e 1970 e, posteriormente, nos anos 1980 até 1994 –, além de gênios da bola em profusão, o Brasil contava também com um trabalho muito bem fundamentado de treinamento e preparação física.

A necessidade de um melhor aproveitamento pelos clubes e confederações de pesquisas científicas e de recursos humanos formados nas instituições de ensino superior será um dos enfoques do Fórum Ações para o Protagonismo do Futebol Brasileiro, que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará em 25 de setembro. Reunindo atletas, técnicos, preparadores físicos e demais profissionais do esporte, além de jornalistas, pesquisadores e professores das três universidades públicas paulistas, o evento será aberto ao público em geral, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, entre 8h30 e 17h.

Muitas dessas discussões são fruto do trabalho de mais de duas décadas de um grupo de 50 professores e pesquisadores da USP, Unesp e Unicamp em torno da necessidade de aprimoramento e embasamento científico no mais popular dos esportes brasileiros. Propostas concretas, como a análise de desempenho de jogadores e a criação de um curso de extensão para treinadores, previsto para 2015, estarão nas mesas.

Segundo Sérgio Cunha, professor da FEF e um dos organizadores do Fórum, o futebol brasileiro enfrenta um sério problema estrutural, com falta de escolas e de capacitação, tornando o esporte demasiadamente dependente da prática dentro das quatro linhas do campo. “A questão não deve se limitar à discussão sobre o problema do calendário, pois precisamos também de treinadores com uma formação melhor”, afirma Cunha, acrescentando que é necessária uma interação dos clubes com as universidades.

Fórum Ações para o Protagonismo do Futebol Brasileiro é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. O PENSES busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade.

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site www.gr.unicamp.br/penses/forum_futebol

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM