Fonoaudiologia da Unicamp tem participação histórica em congressos da área
Publicado por: Camila Delmondes
19 de novembro de 2019

Compartilhar:

Professores e alunos do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp tiveram participação expressiva no X Congresso Internacional e XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Ambos os eventos aconteceram de 10 a 12 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Organizados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com o tema “Vulnerabilidade e o cuidado em saúde”, os congressos reuniram mais de mil participantes.

De acordo com a docente do curso de Fonoaudiologia da FCM e diretora científica da SBFa, Regina Yu Shon, foram os eventos com maior participação das comunidades docente e discente da Unicamp, nos últimos tempos. “Participamos do evento como coordenadores de mesa, palestrantes, comentaristas de trabalho e avaliadores de trabalhos concorrentes a prêmios˜, comentou a pesquisadora.

Da participação mencionada, Regina Yu destacou as na coordenação de mesa temática pré-congresso e como membro de mesa de discussão com convidados internacionais; as palestras das doutorandas, Daniela Britto e Fernanda Caroline Pinto Silva; a apresentação da tese recém-defendida na Unicamp, por Maria Cristina Biz, participação da Profa Dra Cássia Buchala da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o lançamento do livro "Aprendendo a Falar: do “gugu-dadá” ao “mamãe me dá” (Editora Much), pela fonoaudióloga egressa da Unicamp, Juliana Trentini.

Os congressos tiveram diversos trabalhos da Fonoaudiologia da Unicamp aprovados, tanto da graduação quanto da pós-graduação e vários deles concorreram aos prêmios conferidos pela SBFa. Graduada e pós-graduada pela Unicamp, a atual docente do curso de Fonoaudiologia na Unicentro de Irati, PR, Amanda Brait Zerbetto, foi agraciada com dois Prêmios de Excelência de Fonoaudiologia em Saúde Coletiva. "Um deles, reconheceu a pesquisa realizada pela aprimoranda Thais Piccoli com o Grupo de Pessoas com Parkinson atendidos no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto””, comentou Regina Yu.

E não parou por aí. No quesito envolvimento e participação, Regina Yu destacou, ainda, a contribuição das professoras Irani Maldonado, Priscila Amorim e Maria Fernanda Bagarollo, como comentaristas dos trabalhos científicos; Cecília Marconi Pinheiro Lima, na coordenação dos encontros periódicos;  Helenine Nakamura, membro da Comissão de Ensino da SBFa; Núbia Garcia, que concorreu a premiação por trabalho coletivo com alunos da graduação. “Sem dúvida alguma, a participação da Fonoaudiologia da Unicamp foi inesquecível e histórica, fruto de anos de muito trabalho e dedicação”, finalizou a docente da FCM.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM