FEnf completa quadro docente com primeira Professora Titular
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Na manhã de quinta-feira (24), após Aula Magistral sobre incontinência urinária e parto seguro, a enfermeira-obstetra Maria Helena Baena de Moraes tornou-se a primeira Professora Titular - Nível MS-6, da Faculdade de Enfermagem (FEnf). Cerca de um ano e meio depois de aprovada a criação da unidade pelo Conselho Superior da universidade, a FEnf completa seu quadro docente em todos os níveis da carreira do Magistério Superior (MS), composta de cinco níveis.

Em sua arguição, Maria Helena abordou a incontinência urinária e o parto seguro e as implicações decorrentes desses problemas na assistência em enfermagem. Na apresentação, ela abordou as três linhas de pesquisa em que atua (Diagnóstico de Enfermagem, Informática em Saúde e Saúde da Mulher), demonstrando como deve ser a atuação do enfermeiro nos casos apresentados.

Uma experiência ímpar

Aluna da primeira turma do curso de graduação em Enfermagem (1978-1981), aos 18 anos, Maria Helena ainda não sabia quais rumos tomaria na carreira. Sua dedicação aos estudos, o gosto pelos livros de anatomia mais complexos, foram características que despertaram o interesse dos professores logo nos primeiros anos de curso. “Os professores tinham razão quando falavam da minha vocação para a docência. Como docente, eu posso fazer a assistência, o ensino e a pesquisa que gosto”, diz.

A carreira de professora universitária começaria a ganhar forma em meados de 1984. Aos 24 anos, Maria Helena seria a primeira ex-aluna da graduação a integrar o quando docente. Três décadas depois, uma feliz coincidência: ela também seria a primeira docente titular da FEnf, reconhecida como unidade acadêmica pelo Conselho Superior (Consu) da Unicamp, em 2012.

“Conheço toda a história da Enfermagem. Somos um grupo de guerreiros, altamente produtivos e dedicados. Temos um curso de alta qualidade, com cursos de Mestrado, Doutorado, Estomaterapia e Saúde do Trabalhador”, conta. A trajetória de mais de 35 anos da Enfermagem da Unicamp é marcada por muitos momentos de superação, conquistas e desenvolvimento. Maria Helena teve a oportunidade de vivenciar a maior parte deles.  “Uma experiência ímpar. Conheço toda a trajetória, não porque alguém me contou, mas porque eu vivenciei".

Com o primeiro docente titular, Maria Helena explica que a FEnf se torna, de fato, uma unidade independente. Ao completar o quadro docente com todos os níveis da carreira MS, a unidade está apta a criar a própria Congregação. “Como enfermeira obstetra, estou oficialmente cortando o cordão umbilical com a FCM”, observa de maneira divertida.

Diante do novo cenário, novos desafios e projetos, ressalta: “Vejo o futuro com boas perspectivas. Temos um campo de prática muito bom na Área de Saúde da Unicamp, com o Hospital de Clínicas, Caism, Gastrocentro, Centros de Saúde, entre outros. Acho que o papel da universidade pública é expandir para oferecer toda gama de cursos”. 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM