FCM recebe visita da Freie Universität Berlin e London School
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu nos dias 21 e 25 de novembro as visitas de Guenther Weindl, da Freie Universität Berlin e Laura Rodrigues, da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Weindl é farmacologista e recebeu, recentemente, um prêmio científico pelo desenvolvimento de pele artificial que pode, em alguns casos, substituir ou reduzir o número de testes com animais para o desenvolvimento de fármacos e remédios. Laura é representante da London School no processo de internacionalização da Universidade inglesa, interessada em ampliar as relações com Universidades brasileiras.

Weindl veio à Unicamp acompanhado por Christina Peters do Escritório de Ciênica e Inovação em São Paulo da Freie Universidade e pela delegação alemã que esteve dia 21 de novembro no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC).  Weindl proferiu palestra no Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) e visitou o Laboratório de Pele pesquisadora Beatriz Puzzi. À tarde, manteve reunião com a diretoria-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira e com a coordenadora do Escritório de Internacionalização da faculdade, a médica infectologista Luiza Moretti.

“O governo alemão está investindo muito na internacionalização. Temos muitas possibilidades para alunos de graduação e pós-graduação que quiserem estudar na Alemanha”, disse Christina.

A London School of Hygiene and Tropical Medicine já tem tradição de muitos anos em internacionalização. Seu quadro de docentes tem professores de 70 países e alunos de mais de 100 países na graduação e pós-graduação. Em visita à FCM da Unicamp, Laura Rodrigues se reuniu com Rosa Inês, Luiza Moretti e Cláudia Morelli, também do Escritório de Internacionalização, para estabelecer propostas de intercambio entre alunos e pesquisadores.

Duas delas foram delineadas na reunião: o “intercolated master” que permite ao aluno de graduação estudar um ano na London School e ter o diploma de mestrado e o intercâmbio por três meses entre professores de ambas das instituições. “O processo de seleção para o aluno de graduação que quiser fazer o intercolated master em estatística e epidemiologia é rigoroso. Apenas 5% conseguem entrar”, explicou Laura.

Em breve, o Escritório de Internacionalização da FCM divulgará mais informações sobre as parcerias com a London School.

Contatos com a Freie Universität Berlin no Brasil

German House of Science and Innovation in São Paulo (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, Bloco D, Térreo
04719-904 São Paulo – SP
Tel. +55-11-51898312
Cell: +55 11 98730 5799
Site: www.fu-berlin.de/brazil



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM