FCM recebe inscrições para o Programa de Estágio Docente a partir do dia 17
Publicado por: Camila Delmondes
11 de abril de 2017

Compartilhar:

Com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (17), o Programa de Estágio Docente (PED) é a oportunidade ideal para os estudantes de pós-graduação da Unicamp interessados na experiência docente. Alunos de mestrado ou doutorado realizam estágio e prestam apoio às atividades dos professores. A modalidade é semestral e pode ser remunerada ou voluntária.

Além da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), 23 unidades de ensino da universidade são contempladas pelo Programa. A Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), o Centro de Ensino de Línguas (CEL) e os Colégios Técnicos da Unicamp, Cotil e Cotuca, também contam com bolsistas PED. Algumas disciplinas do Programa de Inclusão Social (ProFIS) da Unicamp também são amparadas pelos bolsistas.

Os pós-graduandos da FCM, interessados em participar do PED, devem observar, atentamente ao cronograma, que inclui períodos para a divulgação das disciplinas, inscrição dos candidatos, divulgação dos candidatos selecionados, voluntários e bolsistas, divulgação dos projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, e entrega de documentação na Secretaria de pós-graduação. Informações aqui.

                                                    

O PED na FCM existe desde 1992. A partir de 2010, os dados foram sistematizados e até o 2º semestre de 2016, a unidade já havia contabilizado 772 projetos oferecidos em 141 disciplinas diferentes. Somente nesse período, 499 estudantes e 119 docentes estiveram envolvidos com as atividades do PED. No primeiro semestre de 2017, foram oferecidos 48 projetos, com a participação de 117 estagiários. Para a segunda metade do ano, 70 projetos estão em andamento.

      
O PED "traz a necessidade de saber lidar com o imprevisto e compartilhar conhecimentos", afirma a coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Rosana Onocko-Campos/Foto: FCM/Unicamp

Para a coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM Rosana Teresa Onocko Campos, o PED permite aos alunos de pós-graduação, realizar a prática docente com o acompanhamento de um professor experiente, tendo a possibilidade de aprender a planejar as disciplinas, acompanhar o seu andamento e realizar avaliações. “É uma experiência que, em minha opinião, está por detrás da grande quantidade dos nossos egressos da pós-graduação que se inserem no mundo acadêmico após finalizar o doutorado”, observa.

As disciplinas que oferecem a prática em campo proporcionam um aprendizado a mais, de acordo com Rosana, que na atualidade conta com 18 estagiários PED. “Eles desenvolvem habilidades para pactuar e negociar campos de estágio com as equipes de saúde. O ensino em um ambiente real, não de laboratório ou simulação, traz a necessidade de saber lidar com o imprevisto, e compartilhar conhecimentos e desafios com pacientes e multiprofissionais", afirma.


"A experiência como PED é imprescindível para quem almeja ser docente", afirma a fonoaudióloga Amanda Zerbeto
Foto: Acervo pessoal

A fonoaudióloga Amanda Brait Zerbeto foi estagiária do PED durante o mestrado e o doutorado que realizou pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM, e fala sobre as contribuições do Programa para o seu aprimoramento didático.

“Acho a experiência como PED imprescindível para quem almeja ser docente, especialmente para os pós-graduandos do doutorado. Ela nos permite um contato com os estudantes de graduação, que somente as aulas de didática não nos fornecem.  O PED é uma oportunidade de participarmos conjuntamente com o docente do planejamento e preparação das aulas, e assim aprender um pouco como é estar no lugar do professor. Pois normalmente conhecemos bem como é ser estudante, mas conhecemos pouco sobre os desafios da docência. Dessa forma, recomendo essa experiência enriquecedora a todos, pois o PED só reafirmou minha vontade de continuar no meio acadêmico”.

Leia também
III Seminário Internacional de Carreira Docente. Inscrições abertas.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM