FCM promove curso de biossegurança para profissionais de laboratórios da Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

“Qual a vantagem de ser um profissional de saúde e não cuidar da própria segurança?”, questionou o professor da Universidade de São Paulo (USP), Mário Hiroyuki Hirata, na manhã dessa sexta-feira (12), durante o Curso de Biossegurança realizado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Especialista em análises clínicas e toxicológicas, Hirata lembrou aos profissionais que atuam em diversos laboratórios da universidade, que a biossegurança é um conjunto de medidas que previnem, minimizam e eliminam os riscos inerentes às atividades de pesquisa e que devem ser apropriadas por eles.

A abertura do curso contou com as presenças da coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM, Maria Luiza Moretti, da presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Lânia Carla Splendor Costa, e diretora administrativa da FCM, Celeni Riul Gáal.

“É muito importante que o profissional conheça quais riscos ele corre em seu local de trabalho e que, a partir disso, saiba o que é preciso fazer para não correr esse risco”, disse o pesquisador da USP. Utilizando alguns exemplos em analogia a prática laboratorial, o Mário Hirata explicou que uma situação de perigo no trabalho está diretamente relacionada à maneira pela qual a pessoa se comporta em determinados ambientes. “Em um zoológico, o risco que um visitante corre pode ser igual à zero, desde que ele fique quieto, porque se ele começar a provocar o leão, aí já não é”, comentou.

O risco no ambiente de trabalho é a probabilidade de ocorrer algum evento prejudicial à saúde do profissional. De acordo com a explanação de Hirata, entende-se por agente de risco, qualquer componente de natureza física, química ou biológica que possa comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente. Nesse sentido, Hirata enfatizou que qualquer ação de biossegurança é prescindida da avaliação de riscos. “Não existe risco, se não existe o perigo. E não existe risco se você não se expuser a ele”.

O Curso de Biossegurança da FCM foi organizado pelas comissões de Pesquisa e de Gestão Ambiental da unidade, com o apoio da diretoria, da Comissão Setorial de Avaliação (CSA) e da Assessoria de Relações Públicas e teve por objetivo capacitar os profissionais dos laboratórios a implementar ações de biossegurança em seus locais de atuação, buscando minimizar ou eliminar riscos inerentes às atividades. 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM