FCM organiza VI Encontro online para pais e profissionais de saúde sobre Síndrome de Deleção 22q11.2
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
22 de novembro de 2022

Compartilhar:

Na terça-feira (22), às 19h, ocorre o VI Encontro online para pais e profissionais de saúde sobre Síndrome de Deleção 22q11.2. O evento gratuito é fruto de parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Unifesp, USP e Associação 22q11.2 Brasil. Será transmitido via plataforma Microsoft Teams, mediante inscrição.  

A deleção 22q11 é a anormalidade cromossômica submicroscópica com maior incidência, com uma frequência estimada na população geral de 1:2.000-4.000 recém-nascidos. A “deleção” se refere à perda de um fragmento de material cromossômico e da informação genética que ele contém - neste caso, a região cromossômica 22q11. Há grande variabilidade das manifestações clínicas desse transtorno, bem como se considera que existem outros fatores genéticos, ainda não identificados, que modifiquem o impacto da deleção em cada indivíduo. Pode se manifestar por dificuldades de aprendizagem e distúrbios comportamentais, que permitem um monitoramento próximo de possíveis problemas e uma intervenção precoce específica.

Guia educacional

Sobre o mesmo tema, está sendo lançado o “Guia Educacional - Síndrome 22q11”, para escolarização de pessoas com a síndrome, que foi traduzido por Vera Lúcia da Silva Lopes, docente da área de Genética Médica e Medicina Genômica, do Departamento de Medicina Translacional da FCM, e coordenadora do Projeto Crânio-Face Brasil; e Isabela Mayá Wayhs Silva, pós-graduanda em Ciências Médicas (FCM). A elaboração original do guia é da Asociación Síndrome 22q11. O material apresenta perfis de crianças com a síndrome, inseridas no contexto escolar, além de explicar mais afundo a deleção 22q11.

“Na busca por divulgar informações científicas que pudessem auxiliar no manejo clínico e inserção social de indivíduos 22q11 e suas famílias, vimos neste rico material a oportunidade de trazer seu conteúdo à comunidade falante de língua portuguesa”, diz o prefácio ao guia. Continua o texto: “Esperamos que o acesso ao seu conteúdo - voltado principalmente para educadores e famílias, sem deixar de ser interessante para todos os profissionais de saúde - traga oportunidade de conhecimento e seja um instrumento facilitador da inclusão de estudantes com Síndrome de Deleção 22q11 no ambiente acadêmico, de integração com seus colegas de classe e de relações saudáveis na sua vivência escolar”.

Confira a programação do evento

19:00 – 19:15 - Abertura do Evento

19:15 – 19:30 - Associação 22q11 Brasil

19:30 – 19:45 - Detecção precoce de indicadores de condições neuropsiquiátricas na Síndrome de Deleção 22q11.2 (Palestrante: Larissa Salustiano)

19:45 – 20:00 - Investigação de fatores envolvidos na variabilidade fenotípica na síndrome da deleção 22q11.2 (Palestrantes: Malú Zamariolli e Natália Nunes)

20:00-20:15 – Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com a Síndrome de Deleção 22q11.2 (Palestrante: Isabela Mayá W. Silva)

20:15 – 20:30 - Apresentação de novos projetos

20:30 - Encerramento 



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM