FCM fica roxa no Dia de Conscientização da Epilepsia
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Nessa quarta-feira (26), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp vai vestir a camisa da campanha Purple Day (Dia Roxo), promovida pela Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe), em parceria com a Fundação Internacional Anita Kaufmann. Nesse dia, será celebrado o dia de conscientização da epilepsia, uma doença neurológica grave que afeta cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“Queremos transformar essa data em um marco nacional da campanha para a conscientização sobre a epilepsia”, comentou a secretária executiva da ASPE, Gabriela Spagnol. Além de iluminar a FCM de roxo na noite do dia 26, a associação programou atividades durante todo esse dia, com a divulgação e distribuição na Unicamp de materiais alusivos à campanha, como fitas, botons e adesivos.

Na Unicamp, a campanha é liderada pelo presidente da Aspe e docente do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min. Em 2013, Li recebeu da OPAS, o título de Embaixador da Epilepsia no Brasil. Durante os dias que antecederam à celebração do Purple Day, o pesquisador reuniu uma equipe de profissionais na Faculdade de Ciências Médicas para gravar o vídeo promocional Vista Roxo. “A epilepsia é um tema pouco debatido. As pessoas com epilepsia estão escondidas muito em função do estigma associado à doença. Acreditamos que uma maneira de reduzir essa carga de preconceito é, justamente, falar sobre o assunto”, disse em entrevista ao Canal Futura.

Na internet, as 100 primeiras pessoas que postarem uma foto na página do Purple Day no Facebook, vestindo uma peça na cor roxa, e compartilharem o vídeo promocional em suas timelines, receberão, gratuitamente, o exemplar do livro Neurociências e Epilepsia, dos pesquisadores Li Li Min, Fernando Cendes, Paula Teixeira Fernandes e Roberto J. M. Covolan, da Unicamp.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM