FCM expõe teses e dissertações sobre saúde e ambiente até dia 8
Publicado por: Camila Delmondes
05 de junho de 2018

Compartilhar:

De 4 a 8 de junho, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sedia a exposição “Dissertações e teses da FCM sobre saúde e ambiente”. A exposição foi organizada pela Comissão de Gestão Ambiental da FCM em parceria com o Centro de Memória, por ocasião do Dia Mundial de Meio Ambiente e a Semana Nacional de Meio Ambiente. Veja a programação e vídeo. http://www.ggus.depi.unicamp.br/?page_id=1554

De acordo com o professor Herling Alonzo, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da faculdade, as cidades universitárias são microcosmos da sociedade ao possuírem atividades, operações sociais e serviços que causam impactos ambientais significativos onde estão estabelecidas, seja no consumo de recursos naturais, seja na geração de resíduos de serviços de saúde, resíduos sólidos, líquidos e gasosos de ordem orgânica, química e radioativa, de grande diversidade e potencial poluidor, embora algumas vezes, em volume reduzido. 

Ainda conforme Alonzo, a universidade tem um importante papel na transição para sustentabilidade. “A organização e gestão das atividades do campus podem ser consideradas um laboratório, que tende a envolver toda a comunidade universitária na procura e aplicação de boas-práticas de sustentabilidade, com o intuito de projetar o seu efeito e demonstração junto às comunidades e os atores externos à universidade”, explica Alonzo.

Uma universidade sustentável é entendida como aquela cuja projeção de sua existência, em longo prazo, é positiva, atuando de forma a manter a integridade e biodiversidade locais e dos ecossistemas planetários, dos quais dependem todas as formas de vida.

"Imperativos de ordem ética à parte, e pelo fato de ser catalisadora para novas práticas institucionais, a sustentabilidade em universidades pode levar a uma significativa economia de recursos financeiros, prevenir e minimizar impactos socioambientais”, conclui.

A exposição ocorre no espaço da recepção e no saguão do Centro de Memória da FCM de 04 a 08 de junho de 2018, das 8 às 18 horas. Entrada franca.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM