FCM elabora planejamento estratégico para os próximos cinco anos
Publicado por: Camila Delmondes
16 de fevereiro de 2016

Compartilhar:

Durante dois dias, gestores, coordenadores de áreas e chefes de Departamentos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) se reúnem na Casa do Professor Visitante (CPV) da Funcamp para elaborar o Plano Estratégico (Planes) para o quadriênio 2016 a 2020 da faculdade. O Planes é um processo de gestão composto por três fases: elaboração, execução e avaliação dos resultados.

A fase de elaboração do Planes da FCM começou nessa quarta-feira (3) com oficinas de trabalho preparadas pelas orientadoras metodológicas Eneida Rached Campos e Maria Bernadete de Barros Piazzon. Elas usaram como referência a Future Search (Busca de Futuro), o Planejamento Situacional e o Balanced Score Card (BSC). De acordo com Eneida, essa metodologia já foi aplicada nos Departamentos de Pediatria e Tocoginecologia, Cecom, AME Limeira, Programa Viva Mais, Hospital de Divinolândia, DGRH, DedIC e SBU.

“O objetivo é refletir sobre a FCM, ampliar a sua visão de futuro, promover uma maior integração entre as áreas e articular planos de trabalho que utilizem os recursos presentes e que possam ser monitorados no futuro. Após a elaboração, o Planes será submetido à aprovação da Congregação da FCM e da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei) da Unicamp”, explicou Eneida.

Para o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, o Planes possibilitará à faculdade enxergar o futuro e pensar onde quer chegar e o que fazer. O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que o Planes não é uma caixa de mágica e nem um amontoado de técnicas e ideias, mas sim uma forma de “estabelecer objetivos e metas no presente com o propósito de determinar um futuro melhor para a faculdade”.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp Teresa Dib Zambon Atvars, disse que a iniciativa da FCM de fazer uma reflexão sobre como ela vai buscar a excelência em todas as suas áreas é muito bem-vinda e alinhada à forma como a Unicamp fez a sua avaliação institucional para os próximos cinco anos. “Pela primeira vez fizemos uma amarração entre a avaliação e o planejamento no qual a palavra excelência perpassa todas as áreas estratégicas. As reflexões que serão feitas pela FCM contribuíram para melhorar a Unicamp”, disse Atvars.

O Coordenador Geral da Unicamp e reitor em exercício, Álvaro Penteado Crósta, disse que é o aprimoramento contínuo que aprimora a excelência. Segundo Crosta, a FCM contribui para o planejamento da Unicamp e, agora, debruça-se internamente para definir os seus planos, metas e projetos estratégicos de maneira pioneira e participativa. “A participação de todos dá legitimidade ao Planes. Excelência no mundo acadêmico é uma virtude. O sucesso da FCM é o sucesso da Unicamp. Daremos apoio em todos os aspectos possíveis”, reforçou Crósta.



Notícias mais recentes



No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

“Saúde Coletiva ao Meio Dia” discute os impactos de Trump II na saúde global em evento na Unicamp

Diretório Científico Adolfo Lutz lança site com novas funcionalidades voltado a estudantes de graduação

Reunião DTG: Apresentação dos TCCs do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM