FCM alerta para a quantidade de papel impresso e faz um chamado: vamos reduzir!
Publicado por: Camila Delmondes
05 de junho de 2019

Compartilhar:

No meio do caminho tinha uma caixa. Tinha uma caixa no meio do caminho. E que baita caixa! No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 5 de junho, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp chama à atenção de seus alunos, docentes e funcionários para o gigantesco volume de papel impresso, todos os anos, na universidade. Não é pouco: em 2018, somente a FCM imprimiu cerca de 1 milhão de folhas de papel. “Empilhados, todos os pacotes de papel dariam o tamanho exato desse enorme cubo de madeira de 8m³, que exibimos, hoje, na área externa da faculdade. Isso é preocupante”, alerta o coordenador da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da FCM, Herling Gregório Aguilar Alonzo.

“Vamos reduzir. BASTA de 1.000.000” é o nome da ação permanente lançada pela CGA da FCM, durante essa Semana do Meio Ambiente, visando diminuir o consumo de papel na Unidade. Além de incentivar a redução de 25% do total com a adoção do método de impressão frente e verso por alunos, docentes e funcionários, faculdade também priorizará a utilização de meios eletrônicos para a confecção e trâmite de documentos.

“O uso de pastas compartilhadas, assinaturas eletrônicas e sistemas de Intranet e SIGAD é um facilitador nesse sentido, pois reduzem em muito a necessidade de impressão de documentos. Felizmente, essas já são atividades cotidianas em muitas seções da FCM e que pretendemos fortalecer na instituição”, comenta a diretora administrativa da FCM, Salete Gobi Chiulle.

A impressão de ordens de serviços e de e-mails é uma das rotinas administrativas da FCM com dias contados para desaparecer. A meta é reduzir (ou até mesmo zerar) esse hábito no cotidiano de trabalho. “Trata-se de uma mudança na cultura institucional, visando à sustentabilidade. Precisamos reduzir os custos de papel e tonner. Nesse sentido, valorizaremos, cada vez mais, a informatização dos processos de trabalho e dos procedimentos que envolvem a assinatura de documentos”, afirma Salete.

O grande cubo de madeira disponibilizado na entrada principal da sede administrativa da FCM visa sensibilizar a comunidade interna da faculdade para a responsabilidade de todos na preservação do planeta, mas não se trata, apenas, de uma intervenção artística. Com a realização da oficina “Escritório Vivo”, no final de maio, a faculdade deu início a uma série de capacitações e treinamentos que serão realizados com alunos, docentes e funcionários para que as atividades de gestão administrativa, de ensino e pesquisa, realizadas no âmbito da unidade, causem o mínimo de impacto ao meio ambiente.

“Todos os públicos serão considerados”, comenta Fernanda Longo Pereira, membro da CGA da FCM. “Recentemente, realizamos a capacitação denominada “Boas práticas de manutenção e transporte seguro na área da saúde”, com a equipe de funcionários da Área de Manutenção e Serviços Auxiliares da FCM, que lidam diariamente e mais diretamente com o transporte [de um local a outro] de resíduos sólidos perigosos”.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM