Evento reúne pesquisadores da Holanda e Brasil na área de educação médica
Publicado por: Camila Delmondes
07 de dezembro de 2016

Compartilhar:

Nos dias 16 e 21 de novembro, aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, um encontro entre pesquisadores da área de educação médica da FCM e da Universidade de Groningen, Holanda. No dia 16 de novembro, Dario Cecílio Fernandes fez palestra sobre a importância da psicometria para a educação médica. De acordo com Marco Antonio de Carvalho Filho, professor da disciplina de Medicina de Urgência da FCM, a psicometria é fundamental para o desenvolvimento de métodos de avaliação confiáveis que possam ajudar as universidades e a sociedade como a medir a qualidade do profissional de saúde.

“Isto ajuda a reafirmar o contrato social do profissional de saúde que deve colocar os interesses do paciente acima de seus interesses pessoais”, disse Marco.

No dia 21 de novembro, foi a vez de René Tio fazer palestra sobre o Teste de Progresso e o “Cumulative Assessment” no contexto da educação médica. Para a professora Angélica Maria Bicudo, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa e Educação Médica (Napem) da FCM, com o encontro foi possível entender como o Teste de Progresso é realizado na Holanda e também como o "Cumulative Assessment" pode influenciar na forma como o aluno estuda e aprende.

“Durante o evento, tivemos a participação de outras instituições de ensino, como a UNISINOS, a FAMERP, a EMESCAM, a PUC de Sorocaba e Universidade Federal de Alfenas. Isto mostra como a Unicamp pode funcionar como um centro de pesquisa em Educação Médica no Brasil”, disse Angélica.

A partir desse encontro, foi definido o início de um estudo multicêntrico com o apoio da Universidade de Groningen para desenvolver pesquisas na área de capacitação docente. “Com o grande número de novas escolas médias no país precisamos garantir a qualidade destes novos professores. A pesquisa nesta área ajudará a identificar os métodos mais eficientes e com menor custo para formar professores para estes novos cursos”, disse Marco, que fará seu pós-doc em Groningen. “Essas parcerias são sempre bem-vindas e profícuas”, comentou Angélica.

De acordo com o coordenador da Comissão de Graduação do curso de Medicina da FCM, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, o contato com os colegas da Universidade de Groningen foi muito produtivo para o Ensino da Graduação em Medicina da Faculdade. "A avaliação foi tema de recente evento que a CEG promoveu. Os colegas que palestraram abordaram o mesmo tema, reforçando a necessidade de reavaliar para avaliar melhor, usando ferramentas adequadas”, revelou Paulo, que agradeceu ao empenho e apoio do professor Marco Antonio e do Escritório de Internacionalização da FCM para a realização do evento.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM