Estudo que avalia a vulnerabilidade de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático relacionado ao diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço é premiado em congresso internacional
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
11 de outubro de 2022

Compartilhar:

O psicólogo e aluno do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Daniel Paixão Pequeno, recebeu o prêmio de melhor apresentação de pôster no European Society for Medical Oncology (ESMO), um dos principais congressos internacionais de oncologia, realizado em Paris, França em setembro de 2022.

A pesquisa avalia como a depressão e variantes genéticas relacionadas aos níveis de cortisol podem influenciar a vulnerabilidade ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) relacionado ao diagnóstico câncer de cabeça e pescoço (CCP).

Segundo explicou o biólogo do Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA) da FCM e orientador do estudo, Gustavo Jacob Lourenço, o diagnóstico de CCP tem o potencial de desencadear o TEPT. Além disso, experiências adversas na infância, depressão e diferenças individuais nos níveis de cortisol podem influenciar a vulnerabilidade ao TEPT em pacientes com câncer. “Variantes de nucleotídeo único (SNVs) em genes do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, envolvidos na resposta ao estresse, podem afetar a produção de cortisol. No entanto, a influência de fatores psicossociais e genéticos no TEPT relacionado ao CCP não é totalmente conhecida”, disse.

O trabalho, que analisou uma amostra inicial de 85 pacientes com CCP, mostrou que a depressão severa e o genótipo homozigoto variante TT da SNV no gene CRHR1 (rs110402, C/T) foram associados ao TEPT relacionado ao CCP. “Acreditamos que os nossos resultados, uma vez validados em um estudo com maior casuística, possam contribuir para identificar aspectos psicológicos e genéticos que influenciam a vulnerabilidade ao TEPT em pacientes com CCP, que se beneficiariam de intervenções psicológicas”, avalia Daniel, que também é orientado pela psiquiatra Clarissa de Rosalmeida Dantas, professora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. O estudo é realizado em conjunto com as pesquisadoras Juliana Carron, Karla Cristina Gaspar e Carmen Silvia Passos Lima.

Link da publicação: https://doi.org/10.1016/j.annonc.2022.07.1529

Daniel Paixão Pequeno recebe prêmio de melhor apresentação de pôster

 



Notícias mais recentes



Pesquisadores da FCM buscam voluntários com dores no joelho

FCM perde Ana Maria Canesqui, referência nacional na consolidação das Ciências Sociais e Humanas em Saúde

BI0S abre vaga de pós-doutorado em IA aplicada à obstetrícia com bolsa da Fapesp

Curso de Capacitação em Amamentação - Hospital Amigo da Criança


(Divulgação) Extecamp promove curso Crise climática e inovação – inscrições até 30/04

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM