Estudo da FCM é premiado no 55º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Publicado por: Camila Delmondes
24 de novembro de 2023

Compartilhar:

O médico do DORT da FCM, Carlos Hanasilo, representando os autores na cerimônia de premiação/Foto: Divulgação

Um trabalho de pesquisa realizado no Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi premiado no 55º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O evento ocorreu na última semana, entre os dias 16 e 18 de novembro, em Brasília (DF).

Na oportunidade, a médica residente e aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicada à Qualificação Médica (MP-Residência) da FCM, Gabrielle Avelar Negri, sob a orientação do docente e coordenador do MP-Residência, Rodrigo G. Pagnano, apresentou seu trabalho de mestrado, intitulado "Antibioticoprofilaxia pré-operatória e infecções do sítio cirúrgico nas cirurgias eletivas limpas de tecidos moles da mão e do membro superior: uma revisão sistemática e metanálise", conquistando o prêmio de melhor trabalho na categoria "E-pôster | Prof. Bruno Maia".

De acordo com Rodrigo Pagnano, a premiação foi uma honra e um incentivo ao programa de pós-graduação. Ele destaca que as infecções do sítio cirúrgico - objeto do estudo conduzido por Gabrielle - são as complicações precoces mais frequentes das cirurgias eletivas limpas de tecidos moles da mão e do membro superior. Apesar de milhões de procedimentos cirúrgicos deste tipo serem realizados todos os anos, essas infecções são raras e predominantemente superficiais. 

"As medidas para controle e prevenção das infecções do sítio cirúrgico abrangem, dentre outras ações, a profilaxia antibiótica. A dúvida, entretanto, oscila entre os reais benefícios do uso dos antimicrobianos na prevenção das infecções, clinicamente relevantes nesta classe de cirurgias, e os malefícios inerentes ao uso desnecessário destes medicamentos", disse o docente da FCM.

Um dos autores do trabalho premiado, o médico assistente do Grupo de Cirurgia da Mão do DORT, Marcos Felipe Marcatto de Abreu, disse que atualmente observa-se que as decisões sobre a profilaxia antibiótica pré-operatória nesta classe de cirurgias são baseadas nas tradições das instituições e nas preferências do cirurgião. Isto porque "a elaboração de diretrizes específicas para a antibioticoprofilaxia criteriosa nestas cirurgias, entretanto, é dificultada por estudos observacionais, não randomizados, sem cegamento, unicêntricos e, principalmente, com um poder estatístico comprometido por um tamanho amostral que não é suficientemente grande e representativo do efeito investigado", afirmou.

Por meio de uma revisão sistemática da literatura e metanálise, a pesquisa desenvolvida no DORT da FCM mostra que apenas evidências de baixa qualidade sugerem não haver diferenças estatisticamente significativas entre o uso de antimicrobianos em comparação ao uso de placebo ou nenhuma profilaxia medicamentosa, na prevenção das infecções do sítio cirúrgico nas cirurgias eletivas limpas de tecidos moles da mão e do membro superior. "É provável que já estejamos dentro de uma taxa aceitável de infecção do sítio cirúrgico nesta classe de cirurgias apenas com as práticas profiláticas não medicamentosas genericamente implementadas nos dias de hoje", conclui Gabrielle.


E-PÔSTER
Codigo do trabalho: 8018

Título:
Antibioticoprofilaxia pré-operatória e infecções do sítio cirúrgico nas cirurgias eletivas limpas de tecidos moles da mão e do membro superior: uma revisão sistemática e metanálise.

Autores:
GABRIELLE AVELAR NEGRI; ANTONIO CLODOILDO ANDRADE JUNIOR; MANUELA AMOEDO COX; MARCOS FELIPE MARCATTO DE ABREU; RODRIGO GONÇALVES PAGNANO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CAMPINAS - SP - BRASIL.

Apresentador: GABRIELLE AVELAR NEGRI



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM