Estudantes da Escola Estadual Dom Barreto participam de retorno presencial do curso “Ciências Além das Salas de Aula” da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
19 de agosto de 2024

Compartilhar:

A 6ª edição do curso “Ciências Além das Salas de Aula” ocorreu nos dias 5 e 6 de agosto na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Barreto, de Campinas, participaram de atividades teóricas e práticas. O intuito do encontro é divulgar a produção de pesquisas e ciência na Universidade. A edição marca a volta do evento em sua forma presencial.

Atividades do primeiro dia no Salão Nobre da FCM. Fotos: Mário Moreira/CAAC

O curso é organizado por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) em parceria com a Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM, Escola de Extensão (Extecamp), apoio do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp e Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias da FCM.

Acompanharam a visita as professoras do colégio Estadual (EE) Dom Barreto: Thais Danila Gotsfritz Soares, Mariângela Luporini Pallaro, Juliana Somaio Grillo e Alessandra Barreto Passos. O curso foi viabilizado pelo apoio das professoras Maristela Coccia Moreira de Souza, da Diretoria de Ensino da Região Campinas Oeste - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e Regiane Brandão, da EE Dom Barreto.

Gastrocentro: palestras, práticas laboratoriais em estações e noções de primeiros socorros. Fotos: Mário Moreira/CAAC e Raquel Leal/divulgação

A abertura ocorreu no Salão Nobre da FCM. Na mesa solene estiveram: José Guilherme Cecatti, coordenador da Comissão de Pós-graduação; Rubens Bedrikow, coordenador da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários; Alberto Cliquet Júnior, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia e Raquel Franco Leal, coordenadora do encontro.

“Esse curso tem o objetivo de aproximar a sociedade da universidade. Queremos mostrar essa interface, por meio da extensão. A extensão é muito importante pois de certa maneira legitima o que fazemos aqui dentro da universidade. A ciência e seu desenvolvimento é um dos pilares do que é feito no ambiente acadêmico e queremos divulgá-la”, afirmou Raquel. Por fim, a docente declarou estar feliz em receber os alunos, agradecendo sua participação, bem como às pessoas que auxiliaram na organização do encontro. 

Programação prosseguiu com palestras no Gastrocentro e atividades na Sala de Imagens da FCM no segundo dia de atividades. Fotos: Mário Moreira/CAAC

“Nosso objetivo é incutir na formação dos jovens que a ciência e a pesquisa são fundamentais para um povo vencer desafios e vulnerabilidades sociais e estruturais. Conhecimento é poder, riqueza e bem-estar. Isso é especialmente verdade na área da saúde. Essa experiência que vocês começam hoje pode chamar a atenção para isso”, declarou José Guilherme, citando exemplos como as vacinas para SARS-CoV-2, que foram elaboradas em prazo recorde, evitando milhões de mortes.

“Esse encontro se reveste de extrema importância para que a universidade não fique isolada em sua bolha. Esse é o papel da extensão, que é um processo educativo, cultural, científico e político de interação dialógica entre a universidade e outros setores da sociedade. Com certeza nesses dois dias vocês vão aprender muito, sair transformados, adquirir conhecimentos críticos, além de deixar sua marca e saberes”, disse Rubens.

Observação ao microscópio e avaliação das atividades. Fotos: Mário Moreira/CAAC

Cliquet complementou que a integração da universidade com a sociedade também se dá na assistência em saúde, gerando um ciclo positivo a todos envolvidos. “Os pacientes que passam pelos hospitais da Unicamp se beneficiam pelo atendimento e também participam como voluntários em trabalhos de pesquisa – que por sua vez é divulgada à sociedade por meio de publicações. Já o ensino passa a refletir os resultados das pesquisas de ponta desenvolvidas aqui”.

A programação continuou ao longo dos dias com palestras, almoço no refeitório do Hospital de Clínicas (HC) e atividades práticas no Gastrocentro e na Sala de Imagens da FCM. Ao final do curso, os alunos fizeram avaliação das atividades.  

Alunos e professores também receberam lanches nos intervalos e almoço no refeitório do HC. A coordenadora da Nutrição, Luciane Giordano, coordenadora da Divisão de Nutrição e Dietética do HC da Unicamp acompanhou os alunos e professores durante o almoço. Fotos: Mário Moreira/CAAC e Raquel Leal/divulgação


Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM