Estudantes da Escola Estadual Dom Barreto participam de retorno presencial do curso “Ciências Além das Salas de Aula” da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
19 de agosto de 2024

Compartilhar:

A 6ª edição do curso “Ciências Além das Salas de Aula” ocorreu nos dias 5 e 6 de agosto na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Barreto, de Campinas, participaram de atividades teóricas e práticas. O intuito do encontro é divulgar a produção de pesquisas e ciência na Universidade. A edição marca a volta do evento em sua forma presencial.

Atividades do primeiro dia no Salão Nobre da FCM. Fotos: Mário Moreira/CAAC

O curso é organizado por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) em parceria com a Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM, Escola de Extensão (Extecamp), apoio do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp e Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias da FCM.

Acompanharam a visita as professoras do colégio Estadual (EE) Dom Barreto: Thais Danila Gotsfritz Soares, Mariângela Luporini Pallaro, Juliana Somaio Grillo e Alessandra Barreto Passos. O curso foi viabilizado pelo apoio das professoras Maristela Coccia Moreira de Souza, da Diretoria de Ensino da Região Campinas Oeste - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e Regiane Brandão, da EE Dom Barreto.

Gastrocentro: palestras, práticas laboratoriais em estações e noções de primeiros socorros. Fotos: Mário Moreira/CAAC e Raquel Leal/divulgação

A abertura ocorreu no Salão Nobre da FCM. Na mesa solene estiveram: José Guilherme Cecatti, coordenador da Comissão de Pós-graduação; Rubens Bedrikow, coordenador da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários; Alberto Cliquet Júnior, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia e Raquel Franco Leal, coordenadora do encontro.

“Esse curso tem o objetivo de aproximar a sociedade da universidade. Queremos mostrar essa interface, por meio da extensão. A extensão é muito importante pois de certa maneira legitima o que fazemos aqui dentro da universidade. A ciência e seu desenvolvimento é um dos pilares do que é feito no ambiente acadêmico e queremos divulgá-la”, afirmou Raquel. Por fim, a docente declarou estar feliz em receber os alunos, agradecendo sua participação, bem como às pessoas que auxiliaram na organização do encontro. 

Programação prosseguiu com palestras no Gastrocentro e atividades na Sala de Imagens da FCM no segundo dia de atividades. Fotos: Mário Moreira/CAAC

“Nosso objetivo é incutir na formação dos jovens que a ciência e a pesquisa são fundamentais para um povo vencer desafios e vulnerabilidades sociais e estruturais. Conhecimento é poder, riqueza e bem-estar. Isso é especialmente verdade na área da saúde. Essa experiência que vocês começam hoje pode chamar a atenção para isso”, declarou José Guilherme, citando exemplos como as vacinas para SARS-CoV-2, que foram elaboradas em prazo recorde, evitando milhões de mortes.

“Esse encontro se reveste de extrema importância para que a universidade não fique isolada em sua bolha. Esse é o papel da extensão, que é um processo educativo, cultural, científico e político de interação dialógica entre a universidade e outros setores da sociedade. Com certeza nesses dois dias vocês vão aprender muito, sair transformados, adquirir conhecimentos críticos, além de deixar sua marca e saberes”, disse Rubens.

Observação ao microscópio e avaliação das atividades. Fotos: Mário Moreira/CAAC

Cliquet complementou que a integração da universidade com a sociedade também se dá na assistência em saúde, gerando um ciclo positivo a todos envolvidos. “Os pacientes que passam pelos hospitais da Unicamp se beneficiam pelo atendimento e também participam como voluntários em trabalhos de pesquisa – que por sua vez é divulgada à sociedade por meio de publicações. Já o ensino passa a refletir os resultados das pesquisas de ponta desenvolvidas aqui”.

A programação continuou ao longo dos dias com palestras, almoço no refeitório do Hospital de Clínicas (HC) e atividades práticas no Gastrocentro e na Sala de Imagens da FCM. Ao final do curso, os alunos fizeram avaliação das atividades.  

Alunos e professores também receberam lanches nos intervalos e almoço no refeitório do HC. A coordenadora da Nutrição, Luciane Giordano, coordenadora da Divisão de Nutrição e Dietética do HC da Unicamp acompanhou os alunos e professores durante o almoço. Fotos: Mário Moreira/CAAC e Raquel Leal/divulgação


Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM