Especialistas da Unicamp realizam bate-papo público sobre problemas da tireoide
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

De 21 a 31 de maio, o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) promove a Semana Internacional de Tireoide em todo o Brasil. No dia 23 de maio, das 14 às 17 horas, no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC), localizado no 3º andar, um grupo de clínicos e cirurgiões estará à disposição do público especialistas da Unicamp para responder a todas as dúvidas sobre as doenças da tireoide. A entrada é gratuita.

De acordo com a endocrinologista Laura Sterian Ward, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente do departamento de Tireoide da SBEM, estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide no mundo e, destas, mais de 50% desconhecem esta condição.

“Estudos populacionais brasileiros mostram que 10% da população têm problemas de tireoide. Os mais comuns são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e o câncer de tireoide. Em idosos, a incidência das doenças aumenta, e nas mulheres a chance de desenvolver as doenças da tireoide é de três a cinco vezes maior do que nos homens”, diz Laura.

Segundo Laura, fadiga, intolerância ao frio, desânimo, queda de cabelo, pele seca e ganho de peso podem ser sintomas de hipotireoidismo. Já perda de peso, pele úmida e agitação podem ser sintomas de hipertireoidismo. Durante a palestra, Laura vai alertar sobre uma prática muito comum adotada pelos médicos para diagnóstico de problemas de tireoide: a ultrassonografia. A médica endocrinologista alerta que a ultrassonografia é um exame muito sensível que diagnostica a presença de nódulos benignos na região da tireoide presentes em 80% dos exames, dos quais apenas 1% pode ser maligno.

"Por isso a ultrassonografia não pode ser um exame de rastreamento de doença tireoidiana na população e só deve ser indicada para pacientes com suspeita de nódulo de tireoide. O melhor exame capaz de diagnosticar com certeza as disfunções da tireoide é o exame de TSH que avalia os níveis do hormônio. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo Sistema Único de Saúde”, explicou Laura.

No dia da palestra será lançado o livro “Manual prático de tireoide para paciente”. Trata-se de um livro destinado ao público leigo com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e falar sobre as doenças da tireoide.

“Na qualidade de editora e uma das autoras, achei que eu poderia oferecer o livro agora, durante a palestra no dia 23 de maio, no Hospital de Clínicas”, disse Ward.

O livro será lançado, oficialmente, durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo, em Goiania, de 7 a 10 de novembro.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Questionário esportivo de quatro domínios desenvolvido em pesquisa de docente da FCM é validado em italiano

Unicamp abre inscrição para pesquisa que analisará gratuitamente amostras de óleo e extratos de cannabis medicinal no estado de São Paulo

Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM