Epilepsia no centro do debate acadêmico
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

 

A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por crises recorrentes. Um terço dos pacientes epilépticos não respondem à medicação. A ciência busca, então, novas abordagens para o tratamento e prevenção da epilepsia.

Na quinta-feira (12), duas palestras envolvendo pesquisas na área do diagnóstico e tratamento da epilepsia aconteceram na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A primeira palestra intitulada “MicroRNA-134 como um alvo para a prevenção e tratamento da epilepsia” ocorreu no anfiteatro da pós-graduação. A palestrante foi Cristina Ruedell Reschke, do Departamento de Fisiologia e Medicina Física, Royal College of Surgeons, na Irlanda.

Surgiram evidências de que uma classe de RNA chamado microRNA (miRNA) tem potencial para pesquisa e tratamento da epilepsia. No cérebro, as miRNAs controlam a força sináptica, canais iônicos, inflamação neuronal, apoptose e função glial, processos que promovem a crises epilépticas, se descontrolados.

“A miARN-134 desempenha um papel chave na excitabilidade cerebral. Experiências mostraram que silenciando a miR-134 no cérebro de cobaias as crises epilépticas diminuiam”, explica Cristina.

A segunda palestra denominada “A evolução do mapeamento da ictal e atividade epiléptica interictal usando fMRI” aconteceu no anfiteatro do Departamento de Neurologia. O palestrante convidado foi Louis Lemieux, da UCL, de Londres. Ele foi recepcionado pela pesquisadora Ana Carolina Coan, do Cepid Brainn.

O professor Lemieux é um dos pioneiros no uso concomitante de eletroencefalograma (EEG) e ressonância magnética (RM) funcional no estudo de redes neuronais relacionadas à epilepsia. Atualmente, seu grupo de pesquisa é um dos únicos no mundo capazes de estudar o uso concomitante de RM funcional com eletrodos invasivos. 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM