Enfermeiros de Campinas registrarão atendimento em prontuário eletrônico
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

Telma Ribeiro Garcia, diretora de publicações e comunicação social da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e diretora do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, acreditado pelo Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE), esteve em Campinas na semana passada em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e com professores do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para tratar da formação profissional dos enfermeiros e da implantação no prontuário eletrônico do módulo de Enfermagem.

No dia 26, Telma esteve na prefeitura de Campinas onde falou sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem para cerca de 350 profissionais e estudantes da área. A enfermeira Alexandra Barbosa, responsável pela Coordenadoria de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, esclareceu que a (SAE) melhora a qualidade da assistência prestada ao usuário por organizar o processo de trabalho da Enfermagem em termos de métodos, pessoal e instrumentos. A CIPE®, por seu turno, é um instrumental tecnológico que auxilia tanto o raciocínio clínico e terapêutico, quanto a documentação da prática profissional.

De acordo com Telma, o município de Campinas e o estado do Paraná têm a intenção de implantar os diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem da CIPE®, categorizados segundo o referencial das necessidades humanas e sociais, em prontuário eletrônico. Com isso, os profissionais de Enfermagem poderão documentar com regularidade sua prática, o que refletirá que cuidado de enfermagem está sendo prestado à população. Essa documentação ainda exercerá influência na formação de novos profissionais e na alocação de recursos para a atenção básica. “Com a prática profissional documentada, será possível evidenciar os resultados da intervenção da Enfermagem argumentar a necessidade de pessoal, ou melhoria salarial, por exemplo”, explicou Telma.

Na quinta-feira (28), Telma se reuniu no Departamento de Enfermagem da FCM da Unicamp com professores e representantes do grupo gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas para tratar do ensino do Processo de Enfermagem e da implantação do sistema. “A expectativa é que a implantação desse sistema contribua para a visibilidade da prática da Enfermagem e da contribuição que a profissão tem dado na assistência à saúde da população de Campinas”, disse.

Texto e fotos: Edimilson Montalti
ARP - FCM - Unicamp



Notícias mais recentes



Questionário esportivo de quatro domínios desenvolvido em pesquisa de docente da FCM é validado em italiano

Unicamp abre inscrição para pesquisa que analisará gratuitamente amostras de óleo e extratos de cannabis medicinal no estado de São Paulo

Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM