Encontro Rede Margarida: A pressão por resultados como sofrimento mental no trabalho
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de julho de 2023

Compartilhar:

Texto: Mateus Oliveira/LabEster

Diante de um contexto de precarização dos direitos trabalhistas, agravado ainda mais pela recente pandemia de Covid-19, a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo vem sofrendo grande impacto. Com isso em mente, surgiu a Rede Margarida. Fundada recentemente, em março de 2023, a rede é composta por pesquisadores/as, cientistas, sindicalistas, ativistas, juristas, sanitaristas, médicos/as e outros trabalhadores/as, com vista a partilhar saberes e experiências, reconstruir laços de solidariedade entre as classes trabalhadoras e somar forças em prol de modos mais saudáveis em nossas vidas.

No mundo acelerado em que vivemos, a pressão por atingir metas e objetivos muitas vezes se torna esmagadora. Essa pressão pode levar ao sofrimento mental, afetando nosso bem-estar, motivação e desempenho no trabalho. É importante entendermos os efeitos desse fenômeno e explorarmos estratégias para lidar com ele de forma saudável.

Diante disso, o próximo encontro da Rede Margarida abordará a discussão “A Pressão por Resultados como Sofrimento Mental no Trabalho”. 

O encontro contará com a mediação de Mauro Salles (Contraf/CUT), e as participações do professor Matheus Vianna Braz, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador do Laboratório de Trabalho, Saúde e Processos de Subjetivação (LATRAPS-UEMG) e o Presidente da AMAE-DF Associação dos Motofretistas Autônomos e Entregadores do Distrito Federal, Alessandro Conceição “Sorriso”.

O encontro buscará abordar e discutir as causas subjacentes desse tipo de malefício, os impactos na saúde mental dos colaboradores e as possíveis soluções para mitigar o sofrimento no ambiente de trabalho, mostrando como a alta produtividade exigida da classe trabalhadora é extremamente prejudicial para a saúde mental.  

Esse e outros encontros podem ser conferidos na íntegra pelo canal (https://www.youtube.com/watch?v=5FahHCLW0Ek&t=2512s)

A Rede Margarida é composta por cientistas, sindicalistas, ativistas, juristas, sanitaristas, médicos/as e outros trabalhadores/as, e busca diariamente partilhar saberes e experiências, reconstruir laços de solidariedade entre as classes trabalhadoras e somar forças em prol de modos mais saudáveis em nossas vidas.

Convidamos a todos a somar conosco para o próximo encontro público.

Detalhes do evento: “A Pressão por Resultados como Sofrimento Mental no Trabalho”

Data: Terça-Feira (11.07.23)

Horário: 16h30

Local: https://www.youtube.com/live/4NACZe14eJY?feature=share

Siga-nos no Instagram! (https://www.instagram.com/redemargarida/) ou contato pelo e-mail labester@unicamp.br.

Contamos com a sua presença!



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM