Em workshop, docentes da FCM discutem perfis de carreira e avaliação do mérito acadêmico
Publicado por: Camila Delmondes
28 de junho de 2021

Compartilhar:

Com o objetivo de discutir a carreira docente na Unicamp, tendo como bases a nova deliberação Consu-A-16/2021 e as modificações previstas no sistema RADEP, A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, por intermédio da sua Comissão de Corpo Docente (CCD), realizou na última quarta-feira (23), o Workshop da Carreira Docente. Cerca de 80 professores da faculdade participaram da oficina. Após palestras introdutórias sobre a situação atual da carreira, deles discutiram casos reais de avaliação do mérito acadêmico.

“Essa é uma discussão que certamente não termina aqui”, disse o presidente da CCD, Sérgio Tadeu Martins Marba, durante fala de encerramento da programação, ao destacar o papel da comissão na orientação do corpo do corpo docente e na realização contínua de debates e reflexões sobre a carreira dos professores. “Não temos respostas prontas, mas esse evento foi muito rico, inclusive, do ponto de vista do exercício”, comentou Marba sobre a dificuldade real que muitos avaliadores enfrentam na hora de avaliar o mérito acadêmico.

Na avaliação do diretor da FCM e um dos organizadores do evento, Luiz Carlos Zeferino, apesar do fato de que muito ainda precisa ser feito e assimilado, no que se refere à construção de perfis acadêmicos, tal estrutura permite flexibilidade, no sentido de proporcionar aos professores espaços de autonomia de atuação.

“A motivação de buscar recursos é uma iniciativa do docente. Embora ela não esteja determinada na deliberação, nós podemos, enquanto instituição, promover e estimular tal atividade. Também não é necessário reconhecer-se em apenas uma área de atuação. Tendo bagagem, o docente pode enxergar destaques do seu trabalho em mais uma área”, citou Zeferino, como exemplos.

A programação teve entre os palestrantes convidados, além do presidente da CCD: os servidores da Câmara Interna de Desenvolvimento de Docentes (CIDD) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) da Unicamp, Luiz Fernando Alves Rosa e Lucas Jose Fruet Castro Aranha; a coordenadora do curso de graduação em Medicina, Joana Fróes Braganca Bastos; a coordenadora da Comissão de Pós-graduação, Cláudia Maurer Morelli; e a coordenadora do Núcleo de Avaliação Pesquisa e Educação em Saúde, Eliana Martorano Amaral.

Participaram como facilitadores dos Grupos de Trabalho para avaliação do mérito acadêmico, no período da tarde: a coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, Christiane M. Couto; o coordenador da Comissão de Pesquisa, Andrei Carvalho Sposito; o coordenador da Comissão de Extensão, Rodolfo Pacagnella; o coordenador da Residência Médica, Ricardo Mendes Pereira; a coordenadora de Ensino do Departamento de Pediatria, Maria Angela Antonio; a chefe do Departamento de Tocoginecologia, Fernanda Surita; a chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Maria Francisca dos Santos Collela. Atuaram no suporte à atividade, os funcionários da CCD: Marta Caldas, Thiago Sancassani e Francielle de Oliveira.

Assita o evento, na íntegra:

Período da manhã

Período da tarde

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM