Em entrevista à Folha de S. Paulo, Li Li Min comenta resolução do CFM sobre prescrição de canabidiol: “Não auxilia o uso clínico ou a pesquisa no país”
Publicado por: Camila Delmondes
24 de outubro de 2022

Compartilhar:

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou, na última quinta-feira (20), que abrirá nova consulta pública sobre a normativa da entidade referente à prescrição da substância canabidiol. Em entrevista à Folha de São Paulo (FSP), o chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Li Li Min, falou sobre a polêmica recente envolvendo a nova resolução do CFM (2.324/2022), que permite o uso de canabidiol apenas nos casos de crianças e adolescentes com epilepsias refratárias às terapias convencionais utilizadas no tratamento das síndromes de Dravet e Lennox-Gastaut e no complexo de esclerose tuberosa. 

“O documento não auxilia o uso clínico ou a pesquisa sobre canabidiol no país”, afirmou Li ao jornal. Em 2012, o docente da FCM foi eleito Embaixador da Epilepsia no Brasil pela Liga Internacional de Epilepsia (ILAE, da sigla em inglês) e Escritório Internacional de Epilepsia (IBE, da sigla em inglês). De acordo com Li, a resolução do CFM é muito restritiva, representando um grupo muito pequeno de pessoas com epilepsia, do total de pacientes com a doença que precisam recorrer a terapias alternativas (30% dos casos). Além disso, afirmou que já existem evidências da eficácia do uso do canabidiol para outras doenças que não foram consideradas no documento.

Leia o artigo na íntegra, no site da FSP.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM