Em entrevista à Folha de S. Paulo, Li Li Min comenta resolução do CFM sobre prescrição de canabidiol: “Não auxilia o uso clínico ou a pesquisa no país”
Publicado por: Camila Delmondes
24 de outubro de 2022

Compartilhar:

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou, na última quinta-feira (20), que abrirá nova consulta pública sobre a normativa da entidade referente à prescrição da substância canabidiol. Em entrevista à Folha de São Paulo (FSP), o chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Li Li Min, falou sobre a polêmica recente envolvendo a nova resolução do CFM (2.324/2022), que permite o uso de canabidiol apenas nos casos de crianças e adolescentes com epilepsias refratárias às terapias convencionais utilizadas no tratamento das síndromes de Dravet e Lennox-Gastaut e no complexo de esclerose tuberosa. 

“O documento não auxilia o uso clínico ou a pesquisa sobre canabidiol no país”, afirmou Li ao jornal. Em 2012, o docente da FCM foi eleito Embaixador da Epilepsia no Brasil pela Liga Internacional de Epilepsia (ILAE, da sigla em inglês) e Escritório Internacional de Epilepsia (IBE, da sigla em inglês). De acordo com Li, a resolução do CFM é muito restritiva, representando um grupo muito pequeno de pessoas com epilepsia, do total de pacientes com a doença que precisam recorrer a terapias alternativas (30% dos casos). Além disso, afirmou que já existem evidências da eficácia do uso do canabidiol para outras doenças que não foram consideradas no documento.

Leia o artigo na íntegra, no site da FSP.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM