Egresso da FCM é promovido a professor titular de Radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard
Publicado por: Camila Delmondes
04 de janeiro de 2022

Compartilhar:

Graduado em Medicina, com Residência Médica em Radiologia Diagnóstica e Mestrado em Ciências Médicas (Patologia) pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o médico radiologista Martin Torriani foi promovido, em 2021, a Professor Titular de Radiologia da Harvard Medical School (HMS). Reconhecido, internacionalmente, pelo uso de técnicas inovadoras de imagem no estudo de questões clínicas relacionadas ao risco metabólico e saúde óssea em pacientes com lipodistrofia associada ao HIV, obesidade, anorexia nervosa, distúrbios endócrinos e câncer, Torriani acumula mais de 20 anos de experiência no Massachusetts General Hospital (MGH).

Egresso da 26ª Turma de Medicina da FCM, Torriani também é conhecido no meio acadêmico e científico pelas inovações em radiologia musculoesquelética, e por ter iniciado o uso de injeções de toxina botulínica guiadas por ultrassom em pacientes com síndrome do desfiladeiro torácico (variedade neurogênica), e sido o primeiro pesquisador no mundo a descrever a síndrome do impacto isquiofemoral no quadril.

“Sua expertise é reconhecida por várias premiações e organizações profissionais, tendo ocupado a presidência de sociedades radiológicas e também obtido o título de Pesquisador de Distinção da Academy for Radiology & Biomedical Imaging Research”, comentou com orgulho o diretor executivo da Associação de Ex-alunos e Amigos da FCM (Alumni) e veterano de Martin Torriani pela 25ª Turma de Medicina da FCM, Gustavo Pereira Fraga.

Além de mais de 180 publicações científicas em revistas indexadas, o vasto currículo do médico formado pela FCM – agora professor titular da Harvard – registra, também, inúmeras contribuições como palestrante em eventos científicos, no Brasil e no exterior, e como membro de conselhos editoriais e parecerista de diversas revistas científicas e instituições de financiamento em pesquisa, dentre as quais, o National Institute of Health (NIH).

A professora do Departamento de Cirurgia da FCM, Raquel Franco Leal, destaca a vocação do professor da HMS para a ciência, quase que herdada de família. Segundo contou, Martin Torriani é filho do casal de professores da Unicamp, Iris Linares Torriani e Hugo Torriani, respectivamente, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” e Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Ambos já aposentados.

“Em 2004, ele fundou o Núcleo de Imagem Metabólica do MGH (MGH Metabolic Imaging Core), com o objetivo de aplicar métodos radiológicos avançados para fenotipagem de tecidos humanos in vivo. Ao todo, ele implementou, neste hospital, mais de 10 tecnologias para pesquisa metabólica em músculo, fígado e medula óssea, incluindo espectroscopia multinuclear em scanners clínicos, amplamente utilizada por pesquisadores de neuroendocrinologia, endocrinologia e ortopedia. Hoje, o doutor Torriani é o investigador principal do Núcleo de Imagens Metabólicas sob o NIH P30 DK040561 do Centro de Pesquisa em Obesidade e Nutrição da Harvard”, destacou Raquel, que também é cunhada do pesquisador.

Atualmente, Martin Torriani atua de forma ativa na orientação de estudantes da graduação em Medicina, bolsistas de pós-graduação, residentes e jovens professores. “Muitos dos quais realizam pesquisas de natureza clínica”, comentou o médico formado pela Unicamp que já recebeu três prêmios anuais de Ensino da Divisão de Imagem e Intervenção Musculoesquelética do MGH e também criou um programa de pesquisa (fellowship) para graduados internacionais.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM