Educadores do amanhã: Estudantes de medicina participam de workshop sobre engajamento no ensino e na docência
Publicado por: Camila Delmondes
06 de agosto de 2019

Compartilhar:

De acordo com pró-reitora de Graduação da Unicamp, o objetivo é replicar o modelo em toda a Unicamp

“Tenho certeza que dentre vocês estão os futuros docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp”. Com essa frase, a coordenadora de graduação do curso de Medicina da FCM, Joana Froes Bragança Bastos, recebeu os alunos de medicina e médicos-residentes da FCM que se inscreveram para participar do workshop Educadores do amanhã, ocorrido nos dias 2, 3 e 4 de agosto. O objetivo do workshop é desenvolver o engajamento estudantil e formar lideranças para a docência entre estudantes das profissões da saúde.

“Queremos formar uma massa de estudantes qualificados que possa colaborar na melhoria do curso. Pretendemos oferecer esse curso anualmente”, revelou ainda Joana.

O workshop é composto de dois encontros presenciais de três dias em agosto (2, 3 e 4), mais três dias em outubro (3, 4 e 5) e outros encontros semanais no mês de setembro, chamados de Pint of Education. A organização do workshop é de Ugo Caramori, médico residente em medicina de família e comunidade do Departamento de Saúde Coletiva da FCM; Mariana de Abreu e Michel de Abreu Pereira Stockler, alunos do curso de medicina da FCM e Joana Froes Bragança Bastos.

De forma lúdica e participativa, são discutidos o papel ativo do estudante na formação, os diferentes papéis do professor, as trocas do aprender e ensinar, o engajamento estudantil acadêmico, o ensino baseado em competências, o currículo, seus componentes e modelos, a avaliação do estudante e do programa educacional e a responsabilidade social da formação e do profissional.

“Não podemos pensar no estudante hoje em dia que tenha uma formação completamente passiva. A proposta do workshop é resignificar os alunos com educação para serem ativos e protagonistas no processo de mudanças curriculares e adaptações da escola no contexto atual”, explicou Ugo Caramoni, que também é facilitador do programa Faimer Junior Brasil.

Luiz Rodolfo Egydio de Cerqueira Cesar e Vitor Guimarães Correia são alunos do quinto ano de medicina da FCM e ambos têm interesse na educação médica. “Tenho interesse no ensino à beira leito, de aprender como passar o conhecimento de forma objetiva”, disse Luiz Rodolfo. “Minha intenção é entrar nessa carreira para poder ajudar a melhorar o ensino”, confidenciou Vitor.

Já prestes a se formar, a sextanista Larissa Germande de Almeida sempre teve interesse na área de educação, desde o primeiro ano do curso. “Eu percebi ao longo da graduação o quanto ter bons professores influenciou no meu aprendizado. Isso despertou em mim o interesse em ser professora ou preceptora em residência-médica”, comentou Larissa que pretender fazer especialização em medicina de família e comunidade.

Iniciativa pioneira no Brasil

O Educadores do Amanhã é derivado do Faimer Brasil Júnior, iniciativa pioneira da professora da FCM e atual pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral dentro do Faimer Brasil, programa de desenvolvimento docente do qual Eliana é co-diretora.

O primeiro Faimer Brasil Júnior aconteceu em 2016, durante o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Para esse curso foram convidados os presidentes dos Centros Acadêmicos e líderes estudantis das faculdades de medicina do Brasil.

“Foi um grande sucesso. A partir daí, começamos a reproduzir o curso na forma de workshop em outras escolas médicas: PUC-Sorocaba, Unesp de Botucatu, USP em Ribeirão e outras. E, agora, chegou a vez da Unicamp”, explicou Eliana Amaral, destacando o reconhecimento da Associação Europeia de Educação Médica pela originalidade brasileira na qualificação de alunos para a docência dentro das escolas médicas.

Eliana Amaral confidenciou, ainda, que pretende estender para todos os cursos da Unicamp a experiência exitosa do Educadores do amanhã. O objetivo, reforçou a pró-reitora de Graduação da Unicamp,  é ampliar o engajamento estudantil na luta pela melhoria do ensino e “encantar” os estudantes com as possibilidades da carreira docente e, assim, formar uma nova geração de professores.

“Esse programa pode ser um marco dentro da Universidade e contribuir com a renovação dos currículos de todos os cursos da Unicamp. Este é um movimento internacional que existe hoje e que vamos intensificar com os nossos estudantes”, revelou Eliana.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM