Docentes do Departamento de Patologia têm projeto temático aprovado pela Fapesp
Publicado por: Camila Delmondes
17 de maio de 2024

Compartilhar:

Foto meramente ilustrativa/Canva

Docentes do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Roger Frigério Castilho (Área de Patologia Clínica) e Fábio Rogério (Área de Anatomia Patológica) tiveram aprovado pela Fapesp, recentemente, um projeto temático sobre os papéis fisiopatológicos da NAD(P)+ transidrogenase mitocondrial. O aporte, no valor 860 mil reais, inclui também a concessão de 1 bolsa de pós-doutorado. Veja o escopo do projeto, aqui.

Segundo explicou o professor Castilho, a transidrogenase (NNT) é uma proteína presente nas mitocôndrias, constituindo uma importante fonte de NADPH nas células, o que possibilita o funcionamento de sistemas antioxidantes na detoxificação de espécies reativas de oxigênio.

Ele conta que os novos estudos a serem desenvolvidos sobre a NNT poderão ajudar a entender como sua atividade pode proteger as células em situações adversas. Ao passo que, uma maior atividade de NNT também parece estar associada à resistência de algumas células tumorais a tratamentos quimioterápicos.

“Mutações no gene para a NNT já foram identificadas em alguns pacientes com insuficiência adrenal primária. O grupo de pesquisa da FCM, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Marmara na Turquia, caracterizou recentemente que esses pacientes apresentam ausência de atividade enzimática da NNT”, afirma.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM