Docente e pesquisadoras da FCM abordam desenvolvimento infantil em livro sobre fisioterapia neuropediátrica
Publicado por: Camila Delmondes
03 de fevereiro de 2022

Compartilhar:

A docente e as pesquisadoras do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Denise Castilho Cabrera Santos e Maura Mikie Fukujima Goto, discutem o desenvolvimento do bebê e da criança pequena em dois capítulos do livro Fisioterapia Neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. Lançada em 2021 pela Editora Manole, com organização das professoras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), Eloisa Tudella e Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, a publicação apresenta uma perspectiva contemporânea sobre avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de crianças com diferentes condições de saúde.

“Este livro é um divisor de águas para os profissionais que desejam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos no apaixonante universo da Fisioterapia Neuropediátrica. O conhecimento adquirido pode ser empregado na prática clínica visando à melhora da qualidade de vida dos bebês, das crianças e de suas famílias”, comenta Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, docente do DDHR – que ao lado das pesquisadoras Denise Castilho Cabrera Santos e Maura Mikie Fukujima Goto, assina o Capítulo 15 da obra, intitulado “Escalas Bayley de avaliação do desenvolvimento do bebê e da criança pequena”.

Pesquisadora colaboradora do DDHR da FCM e docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Denise Castilho Cabrera Santos também é responsável pelo Capítulo 14 da publicação, denominado Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê (AHEMD-IS). O artigo foi escrito em coautoria com a docente da Universidade do Texas, em Arlington, Priscila Caçola Tamplain.

Dirigida para alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da Sáude e que atuam na Neuropediatria, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, o livro conta ao todo com 50 capítulos, distribuídos em cinco seções: Fundamentos para a prática da Fisioterapia Neuropediátrica, Métodos e técnicas de avaliação do lactente, Métodos e técnicas de avaliação da criança, Condições específicas em Fisioterapia Neuropediátrica e Abordagens de tratamento em Fisioterapia Neuropediátrica.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM