Docente da FEnf é eleita membro de comitê internacional
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

A professora Elenice Valentim Carmona, da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp foi eleita membro do Comitê de Desenvolvimento Diagnóstico, da Associação Norte-Americana de Diagnóstico de Enfermagem (North American Nursing Diagnosis Association - NANDA), para o quadriênio 2014-2018. A escolha aconteceu por meio de votação online, durante o primeiro semestre deste ano, e considerou os estudos desenvolvidos e a atuação de Elenice no ensino de raciocínio clínico em Enfermagem. O resultado foi divulgado em setembro, durante a International Conference on Nursing Knowledge, que aconteceu na Universidade Católica do Porto, em Portugal.

A NANDA visa desenvolver, aperfeiçoar e promover uma terminologia que reflita os julgamentos clínicos dos enfermeiros. Na atualidade, a Associação é responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento de uma das classificações diagnósticas mais conhecidas e utilizadas pela enfermagem no mundo todo, a chamada: Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA.

Um Diagnóstico de Enfermagem é uma terminologia padronizada, que descreve respostas e experiências humanas a problemas de saúde, ou processos vitais, como o nascimento, envelhecimento ou a gravidez. Ao contrário do diagnóstico médico, o diagnóstico de enfermagem não tem como objetivo descrever doenças, mas fenômenos que recebem intervenções de enfermagem, como “amamentação ineficaz”.

De acordo com Elenice, o desenvolvimento e a implementação de uma linguagem padronizada aprimora muitos aspectos da assistência e da ciência em Enfermagem. “Ela estimula o desenvolvimento científico e uma documentação consistente e precisa. Contribui para representar o julgamento profissional dos enfermeiros, dar continuidade à assistência de Enfermagem e promover a segurança do paciente”, disse.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM