Docente da FCM integra GT do Denatran para redução de mortes e lesões no trânsito
Publicado por: Camila Delmondes
07 de junho de 2021

Compartilhar:

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou, no dia 31 de maio, a Portaria nº 649 que instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para a segunda fase de revisão e análise do Pilar 5 - Atendimento às Vítimas, do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gustavo Pereira Fraga, integra a equipe como representante suplente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado do Distrito Federal (SBAIT).

Gustavo Fraga, que coordena a Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM e também é membro representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), explicou que o processo de revisão incorpora a abordagem de Visão Zero, que parte do princípio de que de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

“Essa perspectiva pode salvar muitas vidas, já que o PNATRANS norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. O que mais salva vidas no trauma não é robô, não é helicóptero, mas, sim, organizar o sistema de atendimento”, disse.

No mesmo dia de publicação da portaria, o Ministério de Infraestrutura (MINFRA) realizou uma live em seu Canal no Youtube, com a participação de especialistas, nacionais e internacionais, em segurança viária. Na ocasião, foram apresentados dos avanços na revisão do PNATRANS, um dos temas-chave da Agenda Regulatória do DENATRAN para 2021.

Participaram do evento do MINFRA como convidados, o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa; o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro; o especialista em Visão Zero e Estratégias de Segurança Viária (Holanda), Fred Wegman; o Conselheiro Sênior de Mobilidade Urbana do WRI, Sergio Avelleda; o coordenador nacional da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Dante Rosado, os analistas seniores de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Diogo Lemos e Andressa Ribeiro; além dos coordenadores e secretários executivos dos Grupos de Trabalho de revisão do PNATRANS.

Assista o evento na íntegra, aqui.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM