Docente da FCM avaliará potencial da probenecida no tratamento da disfunção erétil e miccional
Publicado por: Camila Delmondes
01 de novembro de 2024

Compartilhar:

A professora Fabíola Taufic Monica Iglesias, durante o 5º Curso de Verão do Programa de Pós-graduação em Farmacologia/Foto: Karen Moraes

A professora Fabíola Taufic Monica Iglesias do Departamento de Medicina Translacional da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, obteve financiamento da Fapesp para projeto de pesquisa que propõe o reposicionamento do medicamento probenecida como potencial tratamento para desordens da bexiga (como bexiga hiperativa), próstata (hiperplasia benigna da próstata) e disfunção erétil.

Segundo explicou a docente, “as vias de sinalização nesses órgãos apresentam similaridades, e dados preliminares do grupo de pesquisa em tecidos isolados de roedores, suínos e humanos indicam que a probenecida melhora a resposta a diversos agentes relaxantes, endógenos (do próprio organismo) ou sintéticos”.

O projeto visa avaliar, em modelos animais e fragmentos de tecidos humanos, o efeito da probenecida em associação com medicamentos já aprovados para o tratamento dessas desordens, com o objetivo de potencializar o efeito desejado e reduzir as doses necessárias. “Trata-se de uma pesquisa básica que pode fornecer evidências e conhecimentos essenciais para estudos futuros em pacientes”, disse Fabíola.

A probenecida é utilizada em outros países para o tratamento da gota e como adjuvante na antibioticoterapia, pois quando administrada com determinados antibióticos, prolonga a duração de sua ação. Nos últimos anos, tem sido proposta para reposicionamento no tratamento de doenças cardiovasculares, com dois estudos clínicos em andamento.

“O reposicionamento de medicamentos é uma estratégia que busca novas indicações terapêuticas para fármacos já aprovados, reduzindo custos e tempo de desenvolvimento, uma vez que as informações farmacocinéticas e toxicológicas desses medicamentos já são conhecidas”, explicou.



Notícias mais recentes



Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


(Divulgação) HC comemora Semana da Pessoa Idosa com palestras e mágica

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM