Diversidade de temas é aposta da XXVI edição do CoMAU
Publicado por: Camila Delmondes
25 de outubro de 2017

Compartilhar:

De 20 a 22 de outubro, aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o XXVI Congresso de Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU). O CoMAU é o maior evento científico da Universidade, organizado e promovido totalmente por alunos. Veja ábum de fotos da abertura do XXVI CoMAU.

A abertura aconteceu no dia 20, às 15 horas, no auditório da FCM, com uma palestra da médica Silvia Brandalise, do Centro Infantil Boldrini. Mais de 80 pesquisas foram apresentadas e concorreram ao prêmio Adolfo Lutz, entregue no final do congresso.

Os temas escolhidos pelos alunos para essa edição do CoMAU foram: futuro da medicina, neurologia, saúde do estudante, tabus da medicina, teatro, voz, emergências, ultrassom, cirurgias desafiadoras, envelhecimento, populações negligenciadas e sexualidade.

“A cada ano o CoMAU se estabelece e legitima sua importância dentro do meio acadêmico da Universidade. Já em sua 26 edição, além de manter seus princípios e motivações, procuramos proporcionar aos congressistas um evento científico inovador e convidativo”, disse Maria Fernanda Chaim Correa, presidente da comissão organizadora do XXVI CoMAU.

Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM, destacou em sua fala de boas-vindas, durante a mesa de abertura, a satisfação com a iniciativa dos alunos. “A ciência multidisciplinar precisa de vários saberes. Os grandes cientistas estão cercados de pessoas com outras especialidades e conhecimentos. Quando ficamos isolados numa única área de atuação, a possibilidade de fazer coisas boas é menor”, disse Ivan.

Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, disse ser uma alegria participar de eventos organizados por estudantes e que esses eventos não deixam nada a desejar a outros congressos. “Esse tipo de evento faz parte da formação do ser humano e do cidadão que queremos formar na Unicamp. A diversidade dos temas é fundamental ao desenvolvimento acadêmico de todos”, comentou Knobel.

A mesa de abertura foi composta por Egberto Ribeiro Turato, professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e orientador do CoMAU; por Mariângela Ribeiro Resende, coordenadora associada do curso de Medicina e pela professora Edinês Guirardelo, representando o curso de Enfermagem.

A busca incessante pela inovação

Silvia Brandalise, professora do Departamento de Pediatria da FCM até 2012, coordenadora e fundadora do Centro Infantil Boldrini, contou um pouco sobre sua trajetória e de como a busca pela inovação, cuidado e assistência de qualidade pode mudar a vida de uma criança e escrever o nosso destino.

“A grande força que me motiva é a angústia de não saber. O importante é o paciente. Não basta a cura. Temos que fazer uma medicina mais inteligente, como a terapia-alvo. Essa é a medicina de vocês”, aconselhou Brandalise durante sua apresentação.

A Companhia de Ballet de Cegos fez o encerramento do evento. Assista ao vídeo.

 

Prêmios Adolfo Lutz e Lopes de Faria

No dia 22 outubro foram anunciados os trabalhos vencedores XXVI CoMAU. Eles concorreram ao XXVII Prêmio Adolfo Lutz nas categorias de Pesquisa Básica, Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Os vencedores concorrerão ao Prêmio Lopes de Faria, entregue pela Comissão de Pesquisa da FCM. A data da premiação será divulgada em breve. Os trabalhos vencedores foram:

Área: Pesquisa básica
Análise da expressão tecidual de isocitrato desidrogenase-1 mutante e transidrogenase de nucleotídeos de nicotinamida em gliomas humanos de alto e baixo grau
Autora: Karla Saraiva da Silva;
Orientador: Fábio Rogério

Área: Cirurgia
Avaliação da aplicabilidade do laser diodo em laringes e traqueias normais de porcos
Autor: Christopher Kengo Nagao
Orientador: Paulo Francisco Guerreiro Cardoso

Área: Clínica Médica
Ação da uncaria tomentosa no tratamento da distrofia muscular em camundongos mdx – modelo murino da distrofia muscular de Duchenne
Autor: Lucas Prezotto Giordani.
Orientador: David Feder

Área: Ginecologia e Obstetrícia
Efeitos bioquímicos, microbiológicos e clínicos do sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (siulng) no ambiente vaginal e endocervical
Autora: Thais Costa Coelho de Souza
Orientador: Paulo César Giraldo

Área: Pediatria
Colestase neonatal intra-hepática: casuística e proposta de algoritmo de investigação
Autora: Gabrielle Nakamura
Orientador: Gabriel Hessel

Área: Saúde Coletiva
Prevalência de IST/Aids em presidiárias de campinas e fatores associado
Autora: Vanessa Cristina Fanger
Orientadora: Celene Aparecida Ferrari Audi



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM