Compartilhar:
No primerio sábado de dezembro aconteceu o início da campanha #dezembrolaranja contra o câncer de pele. A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Na Unicamp, a disciplina de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) sempre realizou diversas ações para a conscientização da população sobre o câncer de pele. Este ano, devido à pandemia, a campanha não ocorreu com o atendimento à população e tem caráter apenas educativo.
A disciplina de Dermatologia, junto com a liga de Dermatologia da Unicamp, iniciou entre os alunos um concurso de vídeos com temas relativos à campanha. O vídeo ganhador, sob orientação da médica dermatologista Elisa Nunes Secamilli, assim como os demais, estão disponíveis no canal do Youtube da FCM e da Disciplina de Dermatologia. Veja aqui o vídeo vencedor.
"A ação faz parte do Dezembro Laranja, mês de prevenção ao câncer de pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ações educativas serão promovidas ao longo de todo o mês. Sendo assim, temas como fotoproteção, radiação solar, fototipos de pele, câncer de pele melanoma e não melanoma foram abordados nas produções desenvolvidas pelos alunos”, explica Andréa Fernandes Eloy da Costa França, professora da disciplina de Dermatologia da FCM.
Cirurgia dermatológica
Devido à pandemia de COVID, não houve atendimento aos pacientes como em anos anteriores, mas a equipe de Dermatologia da Unicamp realizou, nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, um mutirão de cirurgia dermatológica no Hospital Estadual de Sumaré (HES). Entre os pacientes atendidos, estavam casos de câncer de pele."Com o objetivo de diminuir a demanda causada pela pandemia, foram quase 50 pacientes operados e inúmeras lesões. Foi também uma iniciativa possível dentro das ações do Dezembro Laranja", comentou a médica Thais Buffo, assistente da Disciplina de Dermatologia da FCM.
Câncer de pele
Para saber mais sobre a campanha #dezembrolaranja e sobre os sinais de câncer de pele, acesse o site da SBD.