Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de abril de 2024

Compartilhar:

A professora Diama Vale, do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi eleita membro do Comitê Diretor da International Cancer Screening Network (ICSN). O grupo tem como objetivo auxiliar no planejamento de estratégias para implementação de programas de rastreamento do câncer baseados em evidências científicas. A docente iniciará as atividades em maio de 2024, pelo período de dois anos. 

Diama, que ocupará pela primeira vez um cargo na ICSN, explica que a cada dois anos os cerca de 800 membros inscritos na rede elegem 10 membros para o Comitê Diretor. Ela afirma que o espaço de representatividade foi construído por meio de sua participação ativa nos eventos da Comunidade e contribuição no Grupo de Trabalho de Rastreamento do Câncer de Mama, além de lembrar da intensa produção acadêmica na área.

Diama Vale em último encontro da ICSN em 2023. Foto: divulgação/Diama Vale

“É uma honra ser eleita como única representante da América Latina para o Comitê Diretor. O rastreamento é muito disseminado na região, mas o impacto na redução de casos novos ou diagnóstico precoce de câncer é inferior ao observado nos países que adotam estratégias baseadas nas melhores práticas”, declara Diama.

Continua a docente: “Há um potencial enorme de reversão deste quadro através da melhor gestão dos processos de rastreamento, para reduzir a carga que o câncer tem nos sistemas de saúde e na morbidade e mortalidade da população. A eleição para o Comitê Diretor é uma oportunidade para articular na região as boas práticas, disseminar em nível global as produções acadêmicas nacionais sobre o tema e atrair novos membros para a comunidade”.

Para Diama, a FCM é reconhecida como importante centro de formulação e testagem de políticas de saúde, tendo o Departamento de Tocoginecologia participado ativamente na elaboração e implementação dos programas de rastreamento de câncer do colo do útero e de mama no Brasil. “A eleição nos prestigia e estimula a manter essas ações e a produção acadêmica nessa linha de pesquisa”, finaliza a professora.

Sobre a ICSN

A International Cancer Screening Network (ICSN) é vinculada à Center for Global Health, com suporte do National Cancer Institute (NCI), dos Estados Unidos. Reúne especialistas que trabalham para reduzir a doença em nível global por meio de programas de rastreamento baseados em evidências. A ICSN foi fundada em 1988 e atualmente tem mais de 800 participantes de 69 países com programas ativos de rastreamento para câncer de mama, colo do útero e colorretal.  

Durante mais de 30 anos, a ICSN tem proporcionado um fórum internacional para cientistas e profissionais discutirem a investigação, implementação e avaliação de rastreio do câncer. As reuniões bienais do ICSN e os grupos de trabalho colaborativos contribuem para definir o âmbito das pesquisas, com a cooperação de organizações multilaterais de todo o mundo.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM