Dia Nacional da Criança Traqueostomizada
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
24 de janeiro de 2023

Compartilhar:

Histórico

O projeto nasceu da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) apoiada pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial) e que com o apoio do Deputado Federal Dr Zacharias Calil após audiência pública da qual participamos se tornou um Projeto de lei (PL 14.249/21).

Trata-se de uma população de risco que, por não respirar naturalmente pelo nariz tem maior risco de ocorrência de infecções locais do estoma, infecções de vias aéreas, acidentes aspirativos e até obstruções fatais da via aérea. Estas famílias vivem a ansiedade e a angústia do cuidado contínuo de seus filhos, a maioria menor de 3 anos, vivendo sob estes riscos. Mães e pais tem que se afastar de suas atividades e se deslocar com frequência para atendimento em locais aonde as pessoas não estão preparadas para responderem suas dúvidas e oferecer os cuidados necessários.

O objetivo desta data é trazer maior consciência para a necessidade de promovermos políticas públicas que identifiquem esta população e crie um fluxo contínuo que facilite o fornecimento de insumos e fluxo de referência para avaliação médica, tratamento e reabilitação. O conhecimento e educação neste tema trará maior segurança e qualidade de vida para estes pequenos pacientes possibilitando uma vida o mais normal possível enquanto estiverem nesta condição.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM