Dia Mundial da voz começa com samba de primeira
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 “Se vocês quiserem avaliar minha fenda vocal, não tem problema. Sou paciente do Cepre dentro do programa de aprimoramento vocal”, disse Andréia Preta, antes de começar a cantar a famosa canção Saudosa Maloca. A apresentação faz parte da campanha do Dia Mundial da Vozdentro da programação organizada pelo curso de Fonoaudiologia e disciplina de Otorrinolaringologia da Unicamp.

No dia 16, das 9 às 16 horas, no ambulatório de otorrinolaringologia, a equipe do curso de Fonoaudiologia e da otorrinolaringologia fazem exame de laringe para a detecção precoce de problemas da voz. O mais grave é o câncer de laringe. O atendimento é gratuito e aberto a toda população.

Até o dia 19, data do encerramento da campanha, outras ações estão programas na Unicamp, Centros de Saúde e equipamentos de educação do município onde os alunos do curso de Fonoaudiologia realizam estágios. O encerramento será com a apresentação do coral Zíper na Boca, às 12h30, na praça do Ciclo Básico.

“A escolha de duas apresentações musicais para abrir e fechar a semana é para conscientizar as pessoas em relação a voz e ao ruído, de forma cultural, da importância da voz. Qualquer alteração na voz deve ser avaliada por especialistas da área”, explicou a fonoaudióloga Lúcia Mourão, do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilização (Cepre) da FCM da Unicamp.

Na mesma semana, outra ação promovida é a conscientização sobre o ruído que impacta de diversas maneiras a sociedade. Segundo a fonoaudióloga, as pessoas estão expostas ao ruído o tempo todo, mas há uma desvalorização do cuidado com a audição. A perda auditiva pode demorar a ser percebida. 

“O risco de perda auditiva na vida adulta ou na velhice, hoje, é muito grande. O zumbido, a sensação de orelha tapada, dificuldade de entendimento num ambiente ruidoso frequente pode ser uma indicativa de perda auditiva.  Nesses casos, um especialista deve ser consultado”, reforçou Lúcia.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM