Dia Mundial da Psoríase terá ação de conscientização sobre a doença na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
27 de outubro de 2015

Compartilhar:

No dia 29 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Psoríase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia de Dermatologia promove uma campanha nacional de conscientização sobre a doença. Na Unicamp, durante a semana de 26 a 30 de outubro, o serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) Unicamp estará empenhado em informar a população sobre a doença, orientar os pacientes e ajudar na batalha sobre a conscientização, a quebra do preconceito e a melhora da qualidade de vida das pessoas com psoríase.

De acordo com a coordenadora da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Renata Ferreira Magalhães, a psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que pode afetar articulações e estar relacionada a outras doenças cardiovasculares. A psoríase afeta 2% da população e 20% dos pacientes apresentam formas moderadas a graves da doença, o que interfere muito na qualidade de vida, do indivíduo e de sua família. 

A doença caracteriza-se por lesões de pele avermelhadas, descamativas, bem delimitadas, nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, mãos e pés, mas pode aparecer em qualquer lugar do corpo, inclusive na região genital. Às vezes, acomete mais de 90% da superfície da pele.

“Há vários tratamentos tópicos, sistêmicos e com fototerapia, inclusive com novos medicamentos para o tratamento da psoríase. Os pacientes devem procurar um dermatologista para ter uma avaliação, triar as comorbidades e definir um plano terapêutico”, explicou Renata. 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM