Dia de júbilo: sexta turma de Medicina da Unicamp comemora 50 anos de formatura
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
25 de outubro de 2023

Compartilhar:

Foi celebrado no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, na última sexta-feira (20), a comemoração aos 50 anos de formatura da sexta turma do curso de graduação em Medicina, concluída em 1973.

O orador da sexta turma, Dario Morais, proferiu discurso emocionado na “reformatura”. “Temos muito orgulho de fazer parte dessa história. Quanta ciência, ensinamentos, descobertas, vidas salvas e bem-estar proporcionado. Foi uma caminhada bonita até agora. Olhamos para atrás e pensamos nas cicatrizes e conquistas que tivemos. Muitas saudades daqueles que se foram e ficaram na memória. Não precisamos conquistar o mundo para sempre: novos sonhos direcionam nossa caminhada. Deixamos um desafio maior de valorização da Unicamp e de contribuir para o desenvolvimento da sociedade de forma mais democrática, inclusiva e autônoma. Aos novos médicos deixamos as sementes do atendimento altruísta humanizado”, finalizou Dario, declamando trecho da canção “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré:  “Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer”.

Sexta turma de Medicina da Unicamp posa para retrato. Foto: João Marques/Reitoria

Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp, esteve representando o reitor Antônio José Meirelles. Egressa da nona turma de Medicina, ela lembrou com carinho dos colegas veteranos. “São pessoas que marcaram porque a gente sabia que podia contar com vocês. Impressionante olhar como a área da saúde expandiu desde então, o que ajudou muita gente. Estando na Reitoria eu posso ver a importância muito grande que a área tem no nosso contexto de ensino e social. Temos que ter continuar zelando por um curso de Medicina de qualidade. Foi com muita emoção que vi vocês receberem o diploma da homenagem hoje. Eu sei de quantas pessoas vocês trataram, além de sua importância na construção da saúde no país. Então deixo aqui o meu imenso abraço, carinho e respeito. Desejo muita felicidade, saúde e uma vida longa”.

Cláudio Coy, diretor da FCM, fez um aceno aos organizadores do evento, especialmente ao representante da turma, Jorge Paschoal, também professor da casa. Ele lembrou a importância da cerimônia para a faculdade. “A solenidade começou na gestão do professor Luiz Carlos Zeferino, que foi o diretor anterior. É um orgulho para nós ter um evento como esse. A homenagem obviamente vai se perpetuar porque é um legado que vocês deixam para a nossa história. Começaram a universidade nos seus primórdios, numa época muito difícil, quando foi necessário buscar o espaço que temos hoje. Vem de vocês o exemplo de humanismo, ética e desprendimento que o médico deve ter. Nós tentamos preservar isso fortemente na faculdade”.

Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp, em mesa solene do Jubileu de Ouro. Foto: João Marques/Reitoria

Também compuseram a mesa solene os professores Fábio Menezes, coordenador do curso de Graduação em Medicina da FCM, Reynaldo Quagliato Junior e José Geraldo dos Santos, professores homenageado da sexta turma de Medicina, e Jorge Curi, presidente da Alumni - Associação de Ex-Alunos e Amigos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Abrilhantou o evento a apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Unicamp, composta pelos músicos Eduardo Semencio, Felipe Signore, Ivana Paris e Daniel Lessa.

Público procura nomes dos formandos em placa da turma, no jardim memorial da FCM. Foto: Karen Moraes/ARPI FCM

Após a cerimônia no auditório, o cortejo seguiu para a área externa, onde ocorreu apresentação da bateria Batucogu, do curso de Medicina da FCM. No jardim memorial, foi descerrada a placa comemorativa da turma. Por fim, o público se dirigiu, com emoção, para o plantio da árvore escova-de-garrafa (Callistemon rigidus), que marca o Jubileu de Ouro da sexta turma.

Plantio da árvore que homenageia os 50 anos de formatura encerra o evento. Foto: Karen Moraes/ARPI FCM

Veja também

Cerimônia completa (vídeo)



Notícias mais recentes



Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Inauguração de auditório repara história de professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCM

Workshop “Tecnologia nuclear na irradiação de alimentos e na transição energética” - AMAZUL, Unicamp e CEPID CancerThera


Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM