Desenvolvimento Infantil: Um guia para acompanhamento de bebês prematuros e a termo
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2021

Compartilhar:

De repente, chega um bebê em nossa vida. Qual a melhor maneira para promover o cuidado e a relação afetiva? Preocupadas com essa e uma série de outras importantes questões sobre o desenvolvimento infantil, pesquisadoras do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto” (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com profissionais de entidades e empresas parceiras lançaram, recentemente, pela Editora FiloCzar, o livro “Desenvolvimento Infantil: Um guia para acompanhamento de bebês prematuros e a termo”.

A obra aborda marcos do desenvolvimento infantil até os primeiros 36 meses de vida da criança, além dos elementos e cuidados a serem observados e adotados em cada momento. São autoras da publicação, a terapeuta ocupacional e docente aposentada do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM, Heloísa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo, e a terapeuta ocupacional fundadora e coordenadora da Equipe Interdisciplinar @prematurosbr, Teresa Cristina Brito Ruas.

O livro tem também como coautoras, a fonoaudióloga do Cepre da FCM, Priscila Mara Ventura Amorim Silva; e as terapeutas ocupacionais Ana Luíza Andreotti, proprietária da Integrasense; Giovana Martini, sócia-fundadora da Clínica Integra; e Luana Kelly Mendonça Faria, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) – Central de São Paulo. As ilustrações são de Isis Vieira Barbosa.

“Como são muitas as dúvidas relacionadas ao desenvolvimento infantil, o livro tem caráter prático. Nele, destacamos a importância do brincar nos primeiros anos de vida e trazemos sugestões de brincadeiras adequadas a cada faixa etária”, comenta Heloísa Gagliardo.

Dentre as fases mais importantes do desenvolvimento infantil a fonoaudióloga do Cepre, Priscila Amorim Silva, destaca na publicação os três primeiros anos de vida. É nesse período, afirma a pesquisadora, que as primeiras experiências do bebê – com o seu próprio corpo e as pessoas próximas a ela – propiciam a imersão na linguagem e no fluxo da língua.

“É importante que os pais fiquem atentos às reações da criança, em seus movimentos corporais e tentativas de emitir sons (balbucio), bem como a atenção e comportamento desta em relação aos sons dos objetos e do ambiente e, em especial, à fala dos pais”, comenta Priscila.

O livro está disponível para venda no site da Editora Filo Czar.  Mais informações também podem ser obtidas através dos telefones + 55 (11) 99133-2181 ou + 55 (11) 96781-9707 (WhatsApp).



Notícias mais recentes



Questionário esportivo de quatro domínios desenvolvido em pesquisa de docente da FCM é validado em italiano

Unicamp abre inscrição para pesquisa que analisará gratuitamente amostras de óleo e extratos de cannabis medicinal no estado de São Paulo

Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM