Compartilhar:
No dia 30 de novembro, o diretor associado e o coordenador do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Erich Vinicius de Paula e Fabio Menezes, participaram em Brasília, da cerimônia de entrega de certificação conferida pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina (CFM). Trata-se do reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição, a partir da avaliação padronizada por um organismo independente. A acreditação do CFM – validada pela World Federation for Medical Education (WFME) – comprova a competência da FCM em realizar o seu papel de instituição formadora de modo eficaz e seguro.
Durante o segundo semestre de 2022, o curso de Medicina da FCM deu início ao processo de acreditação do SAEME, que envolveu etapas de inscrição, auto-avaliação e avaliação externa. Agora, a acreditação vigerá até 2028, quando deverá ser então renovada a partir da apresentação e aprovação de relatório de acompanhamento, que novamente atestará o cumprimento de rigorosos critérios de qualidade pela instituição.
Na ocasião da cerimônia de recebimento do certificado de acreditação, o diretor associado da FCM, Erich de Paula, reforçou aos presentes o compromisso da FCM com a manutenção dos padrões da acreditação, além de também relatar os benefícios que a discussão sobre esse tema trouxe para dentro da instituição.
Por sua vez, o corrdenador do curso de Medicina Fábio Menezes, destacou a importância da acreditação do SAEME, no contexto de abertura de novas escolas médicas em todo o país. "A acreditação é um processo trabalhoso, que envolve toda a comunidade docente e discente, em que a autoreflexão e os pontos de melhora do processo de ensino e aprendizagem são amplamente discutidos, tanto internamente como externamente. O curso de Medicina da Unicamp foi muito elogiado pelos avaliadores externos e esta certificação corrobora outras avaliações externas que atestam a competência da FCM na formação de médicos de excelência, voltados às necessidades de saúde da nossa população", comentou.
Ainda de acordo com Fábio, outro ganho da acreditação SAEME é que ela permite aos egressos do curso médico da Unicamp, a possibilidade de aplicarem para provas internacionais de validação de diploma, sobretudo nos Estados Unidos e Europa, tendo em vista a validação desta acreditação pela WFME. "Sem a chancela da WFME, isso não possível", disse.