Cuidadores informais participam de seminário
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

Começou nesta terça-feira (9), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o ”XIII Seminário de cuidadores informais na assistência domiciliar”. Organizado pelo Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC), o seminário traz médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e especialistas que discutirão, até amanhã (10), o cuidado de pacientes com doenças neurológicas, oncológicas e geriátricas, novos equipamentos e tecnologias para adaptação física, direitos previdenciários e de tratamento e o cuidado com o cuidador informal.

“O cuidador informal é o próprio familiar que muitas vezes se sente sobrecarregado por não dividir as tarefas com ninguém. Este curso abre o leque de opções sobre tratamentos e terapias e capacita um pouco melhor o cuidador para que possa levar sua carga adiante com mais tranquilidade”, disse o médico e coordenador de seminário, Jamiro da Silva Wanderley, do Departamento de Clínica Médica da FCM.

O primeiro palestrante da manhã foi o médico Neury José Botega, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. Segundo o psiquiatra, a doença traz uma série de medos que no dia-a-dia as pessoas procuram esquecer. Ser um cuidador implica ter, o tempo todo, emoções diante dos mistérios da vida. E um dos mistérios é a finitude. A doença tira do homem o senso de previsibilidade a respeito do dia de amanhã.

“É muito comum o cuidador nutrir a ideia de ser imprescindível. Isto é perigoso, porque faz dele uma espécie de missionário. Ele para de viver a própria vida familiar e pessoal e passa a viver a vida do outro. Ato contínuo, ele precisa sair dessa situação, senão pode se frustar. E, por experiência, frustração gera tristeza ou raiva”, explicou Botega.

O “XIII Seminário de cuidadores informais na assistência domiciliar” termina na quarta-feira (10) com a conferência “O perfil do cuidador”, proferida por Wanderley. A programação completa do seminário está disponível no site da FCM.

Texto e fotos: Edimilson Montalti
ARP-FCM/UNICAMP

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM