Cuidadores informais participam de seminário
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

Começou nesta terça-feira (9), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o ”XIII Seminário de cuidadores informais na assistência domiciliar”. Organizado pelo Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC), o seminário traz médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e especialistas que discutirão, até amanhã (10), o cuidado de pacientes com doenças neurológicas, oncológicas e geriátricas, novos equipamentos e tecnologias para adaptação física, direitos previdenciários e de tratamento e o cuidado com o cuidador informal.

“O cuidador informal é o próprio familiar que muitas vezes se sente sobrecarregado por não dividir as tarefas com ninguém. Este curso abre o leque de opções sobre tratamentos e terapias e capacita um pouco melhor o cuidador para que possa levar sua carga adiante com mais tranquilidade”, disse o médico e coordenador de seminário, Jamiro da Silva Wanderley, do Departamento de Clínica Médica da FCM.

O primeiro palestrante da manhã foi o médico Neury José Botega, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. Segundo o psiquiatra, a doença traz uma série de medos que no dia-a-dia as pessoas procuram esquecer. Ser um cuidador implica ter, o tempo todo, emoções diante dos mistérios da vida. E um dos mistérios é a finitude. A doença tira do homem o senso de previsibilidade a respeito do dia de amanhã.

“É muito comum o cuidador nutrir a ideia de ser imprescindível. Isto é perigoso, porque faz dele uma espécie de missionário. Ele para de viver a própria vida familiar e pessoal e passa a viver a vida do outro. Ato contínuo, ele precisa sair dessa situação, senão pode se frustar. E, por experiência, frustração gera tristeza ou raiva”, explicou Botega.

O “XIII Seminário de cuidadores informais na assistência domiciliar” termina na quarta-feira (10) com a conferência “O perfil do cuidador”, proferida por Wanderley. A programação completa do seminário está disponível no site da FCM.

Texto e fotos: Edimilson Montalti
ARP-FCM/UNICAMP

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM