Consultório de Rua e MSF são temas do Saúde Coletiva ao Meio-Dia
Publicado por: Camila Delmondes
15 de agosto de 2016

Compartilhar:

Raquel Esteves Soeiro, médica da área de Saúde da Família do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e membro dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) participou nessa sexta-feira (12) como palestrante do projeto “Saúde Coletiva ao Meio-Dia”. O evento aconteceu no anfiteatro 1 da FCM.

A médica da Unicamp contou suas experiências à frente dos MSF em países como Niger, Sudão do Sul, e Congo no combate às epidemias de febre amarela, ebola, desnutrição e violência sexual contra a mulher. Na sequência, ela trouxe a público sua experiência no projeto Consultório de Rua que atende os moradores de rua de Campinas.

“Temos muitos pacientes de rua que são portadores de tuberculose ou usuários de crack. Fizemos, recentemente o pré-natal de duas moradoras de rua que não tinham acesso ao sistema de saúde. Temos muitas histórias para contar de casos que realmente emocionam”, revelou Raquel.

O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde, em 2011, e visa ofertar de maneira oportuna a atenção integral à saúde da população de rua, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

O projeto Saúde Coletiva ao Meio-Dia teve início em 2011 e reúne alunos de graduação, pós-graduação e professores da área de Saúde Coletiva no horário do almoço para palestras e debates com especialistas convidados. O projeto segue modelo adotado em algumas universidades estrangeiras.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM