Congresso Cepid Brainn inicia programação com neurociência na educação inclusiva
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

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Na manhã dessa sexta-feira (11), o I Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva 360º reuniu educadores, profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores, para refletir sobre o papel da educação na aprendizagem neuronal e cognitiva dos indivíduos. O evento promovido pela Assistência à Saúde dos Pacientes com Epilepsia (Aspe) contou com o lançamento do livro “Tecla Sapiens: Neurociências para Todos”, e deu início às atividades do I Congresso do Instituto Brasileiro para a Neurociência e Neurotecnologia (Cepid Brainn), que acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp até a próxima terça-feira (15).

Ao todo, foram quatro sessões temáticas moderadas pelo professor do Departamento de Neurologia da FCM e embaixador da epilepsia no Brasil, Li Li Min. Em formato de talk show, a partir de um bate-papo leve e descontraído com o público, os especialistas convidados puderam falar sobre a importância da neurociência na aprendizagem e na educação inclusiva, do uso de novas tecnologias na educação, e da divulgação científica.

Compreender de que maneira a aprendizagem está ligada à neurofisiologia do cérebro, e como a cooperação entre neurociência e educação pode contribuir para esse processo foi o objetivo da sessão 1, que contou com a participação da chefe do Departamento de Psiquiatria Médica e Psicologia da FCM, Eloisa Valler Celeri, da coordenadora do Laboratório de Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem e Transtornos da Atenção (DISAPRE) da FCM, Sylvia Ciasca, do neurologista Benito Damasceno, e da psicopedagoga, Adriana Fóz.

Na sessão 2, o público teve a oportunidade de debater sobre a utilização de recursos multimeios no processo de aprendizagem. Dentro os assuntos abordados, a utilização da robótica para a fixação de conteúdos, a inclusão social e a qualificação profissional dos professores. Participaram da conversa, o coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp, o coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (LANTEC), da Faculdade de Educação (FE/Unicamp) da Unicamp, Sérgio Amaral, e a pedagoga Mônica Garbin. “O uso de novas tecnologias na educação é uma realidade inclusiva? É possível falar em educação de qualidade à distância?”, questionaram os convidados.

A primeira sessão da tarde discutiu sobre o papel do professor na formação cidadã dos indivíduos, buscando compreender como se dá, na atualidade, a inserção social das crianças com necessidades especiais e de que forma uma educação democrática e acolhedora pode contribuir para a configuração de uma sociedade mais humana e tolerante. Compartilharam suas experiências, a pesquisadora líder do Laboratório de Psicologia Genética (LPG), da FE/Unicamp, Orly Zucatto, o coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (PAIDEIA), da FE/Unicamp, César Nunes, a psicóloga Suely Satow, a coordenadora do grupo Seiva Arte-Educação, Susana Montauriol, e a pedagoga Nádia Bonassi.

A quarta e última sessão temática do dia buscou analisar de que forma a ética está inserida no dia a dia das pesquisas acadêmicas, na produção jornalística e nas ações de divulgação científica, e de que forma ela contribui para a quebra de estigmas e preconceitos, a pluralidade cultural e a democratização do ensino e da pesquisa. Debateram o tema com o público, o coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, Carlos Vogt, a coordenadora executiva do Labjor-Nudecri, Vera Toledo, o Coordenador do Núcleo de Apoio Cultural, Social e Educacional (NASCE), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), Ulisses Araújo, e a pedagoga Cleide Fernandes.

O I Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva 360º encerrou com o lançamento do livro Tecla Sapiens – Neurociência para Todos, organizado por Li Li Min. De acordo com Vera Roledo, a obra é resultado de um projeto coletivo desenvolvido pelo Labjor, em parceria com o programa de Cooperação Interinstitucional de Apoio à Pesquisa sobre o Cérebro (CInAPCe), e reúne textos produzidos pela segunda turma do curso de pós-graduação Lato sensu em Divulgação Científica e Saúde: Neurociências.



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