Congresso Cepid Brainn inicia programação com neurociência na educação inclusiva
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Na manhã dessa sexta-feira (11), o I Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva 360º reuniu educadores, profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores, para refletir sobre o papel da educação na aprendizagem neuronal e cognitiva dos indivíduos. O evento promovido pela Assistência à Saúde dos Pacientes com Epilepsia (Aspe) contou com o lançamento do livro “Tecla Sapiens: Neurociências para Todos”, e deu início às atividades do I Congresso do Instituto Brasileiro para a Neurociência e Neurotecnologia (Cepid Brainn), que acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp até a próxima terça-feira (15).

Ao todo, foram quatro sessões temáticas moderadas pelo professor do Departamento de Neurologia da FCM e embaixador da epilepsia no Brasil, Li Li Min. Em formato de talk show, a partir de um bate-papo leve e descontraído com o público, os especialistas convidados puderam falar sobre a importância da neurociência na aprendizagem e na educação inclusiva, do uso de novas tecnologias na educação, e da divulgação científica.

Compreender de que maneira a aprendizagem está ligada à neurofisiologia do cérebro, e como a cooperação entre neurociência e educação pode contribuir para esse processo foi o objetivo da sessão 1, que contou com a participação da chefe do Departamento de Psiquiatria Médica e Psicologia da FCM, Eloisa Valler Celeri, da coordenadora do Laboratório de Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem e Transtornos da Atenção (DISAPRE) da FCM, Sylvia Ciasca, do neurologista Benito Damasceno, e da psicopedagoga, Adriana Fóz.

Na sessão 2, o público teve a oportunidade de debater sobre a utilização de recursos multimeios no processo de aprendizagem. Dentro os assuntos abordados, a utilização da robótica para a fixação de conteúdos, a inclusão social e a qualificação profissional dos professores. Participaram da conversa, o coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp, o coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (LANTEC), da Faculdade de Educação (FE/Unicamp) da Unicamp, Sérgio Amaral, e a pedagoga Mônica Garbin. “O uso de novas tecnologias na educação é uma realidade inclusiva? É possível falar em educação de qualidade à distância?”, questionaram os convidados.

A primeira sessão da tarde discutiu sobre o papel do professor na formação cidadã dos indivíduos, buscando compreender como se dá, na atualidade, a inserção social das crianças com necessidades especiais e de que forma uma educação democrática e acolhedora pode contribuir para a configuração de uma sociedade mais humana e tolerante. Compartilharam suas experiências, a pesquisadora líder do Laboratório de Psicologia Genética (LPG), da FE/Unicamp, Orly Zucatto, o coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (PAIDEIA), da FE/Unicamp, César Nunes, a psicóloga Suely Satow, a coordenadora do grupo Seiva Arte-Educação, Susana Montauriol, e a pedagoga Nádia Bonassi.

A quarta e última sessão temática do dia buscou analisar de que forma a ética está inserida no dia a dia das pesquisas acadêmicas, na produção jornalística e nas ações de divulgação científica, e de que forma ela contribui para a quebra de estigmas e preconceitos, a pluralidade cultural e a democratização do ensino e da pesquisa. Debateram o tema com o público, o coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, Carlos Vogt, a coordenadora executiva do Labjor-Nudecri, Vera Toledo, o Coordenador do Núcleo de Apoio Cultural, Social e Educacional (NASCE), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), Ulisses Araújo, e a pedagoga Cleide Fernandes.

O I Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva 360º encerrou com o lançamento do livro Tecla Sapiens – Neurociência para Todos, organizado por Li Li Min. De acordo com Vera Roledo, a obra é resultado de um projeto coletivo desenvolvido pelo Labjor, em parceria com o programa de Cooperação Interinstitucional de Apoio à Pesquisa sobre o Cérebro (CInAPCe), e reúne textos produzidos pela segunda turma do curso de pós-graduação Lato sensu em Divulgação Científica e Saúde: Neurociências.



Notícias mais recentes



Diretório Científico Adolfo Lutz lança site com novas funcionalidades voltado a estudantes de graduação

Reunião DTG: Apresentação dos TCCs do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia


25 anos do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA)


Na Unicamp, secretário da Saúde diz querer ampliar cooperação com universidades

Adyléia Toro toma posse como coordenadora do Centro de Investigação em Pediatria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM