Conexão Lab promove integração entre servidores de laboratórios e administrativos na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de outubro de 2024

Compartilhar:

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, em setembro, o evento Conexão Lab: integração, inovação e transformação. Foram quatro encontros, realizados no Salão Nobre e no Auditório Paulistão, com o objetivo de agregar funcionários de laboratório e administrativos, compartilhando conhecimentos e proporcionando trocas entre as áreas.

Em palestras, mesas-redondas e dinâmicas, profissionais da Unicamp, entre servidores e docentes, falaram e ouviram sobre temas como relacionamento humano, saúde mental do trabalhador e comunicação não-violenta. Somando as participações, foram 174 comparecimentos nos encontros. O Conexão Lab foi organizado por comissão composta por seis funcionários de laboratórios e administrativos. 

Moisés Mobilon, técnico em administração, afirma que a motivação inicial para o evento foi a percepção da necessidade de uma maior colaboração entre os diferentes profissionais da FCM. “Observou-se, por exemplo, que apesar da existência de diversos laboratórios com trabalhos de excelência, a comunicação e a troca de conhecimentos entre eles eram limitadas”.

Público acompanha palestra do professor Jamiro Wanderley no primeiro dia de atividades. Foto: Karen Moraes/ARPI

Para o coordenador da Comissão de Pesquisa da FCM, Andrei Sposito, o verdadeiro patrimônio da universidade reside, justamente, nos recursos humanos. Nesse cenário, ele lançou o desafio de pensar em como é possível unir todos os talentos dos diferentes institutos e faculdades da Unicamp, de forma a construir uma universidade mais forte e capacitada, capaz de atender às demandas sociais.

“Eventos como o Conexão Lab contribuem significativamente para o fortalecimento do ambiente de trabalho e a integração entre as equipes de diversas maneiras, entre elas: criação de um senso de comunidade, aumento da visibilidade dos trabalhos, desenvolvimento profissional e melhora da comunicação entre os funcionários”, acrescenta Moisés.

É o que relata Nilza Batista, técnica de laboratório. “A minha experiência nos encontros foi maravilhosa porque pude rever amigos e colegas. Como trabalho no Núcleo de Medicina, é mais difícil a gente se encontrar. Foram interessantes, inclusive, os temas propostos e o lugar que tivemos para nos expressar. É um espaço que tem que ser ocupado por nós. Isso vai agregar ao meu trabalho várias coisas, dentre as quais a certeza de que podemos contar com outros colegas de laboratório, mesmo que trabalhem em funções muito diferentes”.

Dinâmica do barbante: funcionários puderam contar um pouco de suas histórias de vida. Foto: Comissão Conexão Lab

Para o técnico em administração Caio Mota, a experiência foi enriquecedora do ponto de vista da escolha dos temas - como comunicação não-violenta e relacionamento humano - e sua aplicação no trabalho. “As palestras se conectaram bem com o momento que estamos vivendo, marcado por muita pressão e escassez de colaboração. Um dos momentos de maior aprendizado foi a dinâmica do barbante, quando tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada colega e suas histórias. No contexto do meu trabalho, foi muito valioso refletir sobre a vida, liderança e, principalmente, empatia”.

Se por um lado a experiência foi um desafio para a comissão organizadora, por outro foi gratificante receber o retorno positivo do público. “De forma geral, os participantes destacaram a importância do evento para a integração da comunidade da FCM, a qualidade das palestras e a oportunidade de conhecer novos projetos e pessoas. Os palestrantes também avaliaram positivamente o evento, destacando a organização e o interesse do público”, finaliza Moisés.

O Conexão Lab foi o projeto da FCM contemplado pelo edital do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS) de 2024.  A comissão organizadora é formada pelos servidores: Fernanda Sanches, Gilberto Franchi Júnior, Luciana Bonadia, Moisés Mobilon, Sandra Brambilla e Viviane Fais.

Comissão organizadora: Sandra Brambilla, Gilberto Franchi Júnior, Viviane Fais, Moisés Mobilon, Fernanda Sanches e Luciana Bonadia. Foto: Comissão Conexão Lab


Notícias mais recentes



Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


(Divulgação) HC comemora Semana da Pessoa Idosa com palestras e mágica

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM