Conceito internacional sobre reabilitação psicossocial é tema simpósio na FCM até quarta-feira (21)
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Estados Unidos participam até quarta-feira (21) do simpósio “Recovery e Reabilitação Psicossocial” que acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A abertura do evento foi conduzida pela professora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Rosana Onocko Campos e coordenadora do grupo de pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental: Interfaces, criado em 2003.

“Nos últimos cinco anos estamos trabalhando num projeto conjunto com a Universidade de Montreal e parceiros brasileiros e uma das questões discutidas no último ano foi o tema Recovery. O seu conceito ainda não é bem estabelecido no Brasil. Não sabemos se a palavra pode ser traduzida e qual o ponto de contato com o nosso processo mais familiar que é o da reabilitação psicossocial”, disse Rosana.

Recovery é um conceito tradicionalmente usado na cultura anglo-saxã na área de saúde mental e pouco difundido nos países de cultura latina. No Brasil, a tradição da reforma psiquiátrica apoia-se no conceito de reabilitação psicossocial, tradição a ser discutida quanto às semelhanças e diferenças em relação ao Recovery.

A primeira mesa-redonda do evento foi composta por Eduardo Mourão Vasconcelos, da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Loise Forest do Comitê Cidadão ARUCI, do Canadá; Mercedes Serrano Miguel da Universidade de Barcelona e Richard Weingarten, diretor de assuntos dos usuários em serviços públicos de saúde mental da Universidade de Yale . A moderadora da mesa foi Ellen Ricci, estudante de mestrado do Grupo Interfaces. (Veja a programação do evento).

O grupo Saúde Coletiva e Saúde Mental: Interfaces busca aprimorar e ampliar seus estudos e conhecimentos nessas áreas, contribuindo com a formação de estudantes em processo de aperfeiçoamento como mestrados, doutorados e pós-doutorados, bem como com produção científica nacional e internacional sobre essa interface.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM