Comunidade acadêmica da FCM é convidada a reforçar o combate contra dengue
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Prezados,

Segundo o dicionário Aurélio, calamidade é um grande mal comum a muitos ou um infortúnio público. Nestes casos os governos podem requisitar a ajuda de voluntários, prioritariamente de profissionais voltados a auxiliar os atingidos pela calamidade.

É exatamente isto que estamos vivendo em Campinas com a epidemia da dengue. A secretaria de saúde do município solicitou oficialmente que as escolas voltadas à formação de profissionais da saúde procurem envolver seu corpo docente e discente no atendimento às pessoas com dengue. O número de mortos este ano já atingiu o patamar de todo o ano passado.

A prioridade neste momento é viabilizar, apesar do número crescente da demanda, o atendimento dos pacientes suspeitos nas próprias Unidades Básicas de Saúde nas próximas seis semanas, quando se espera o maior número de casos. 

A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas se dispôs a coordenar a ação de voluntários em parceria com as coordenações dos Distritos de Saúde Norte e Leste, onde já estamos inseridos na atenção à população e onde a epidemia vem crescendo rapidamente. Convidamos todos que possam ajudar, alunos do primeiro ao último ano dos cursos de graduação, residentes, pós-graduandos, funcionários, profissionais contratados para o ensino e docentes, a colaborar neste momento crítico da saúde do município.

As atividades poderão se desenvolver nas UBS nos horários das atividades acadêmicas, desde que tenham o aval do gestor/supervisor responsável, ou até as 21 horas, além de sábados e domingos, prioritariamente nos períodos da tarde.

Todos podem contribuir, desde a produção de kits a serem distribuídos aos usuários até o atendimento específico aos pacientes.

Aos interessados em participar como voluntários solicitamos acessar o link abaixo:

http://www.enquetefacil.com/RespWeb/Cuestionarios.aspx?EID=1941950&MT=X#Inicio

Lembramos que o envolvimento em um momento de crise como o que vivemos faz parte da ação e da formação dos profissionais de saúde.

Diretoria FCM
Unicamp



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM