Comitês de pesquisa da Unicamp e Yale dão início a projeto de cooperação nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental
Publicado por: Camila Delmondes
26 de setembro de 2023

Compartilhar:

A adaptação e a implementação de apoio de pares para otimizar a vinculação e o desfecho favorável às pessoas com transtornos mentais graves foi tema de encontro realizado no Anfiteatro da Comissão de Pós-graduação (CPG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, na tarde desta segunda-feira, 25 de setembro – como parte do acordo de cooperação mútua entre a Unicamp e a Universidade de Yale, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) em cerca de R$ 3,6 milhões para o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental.

No Brasil, o estudo é liderado pela chefe do DSC da FCM, Rosana Onocko Campos e, nos EUA, pelas psiquiatras do Programa de Recuperação e Saúde Comunitária de Yale, Maria O'Connell e Chyrell Bellamy.

O objetivo principal, é trabalhar com a adaptação cultural de uma intervenção de pares, no contexto dos serviços comunitários de saúde mental no município de Campinas. Trata-se de um sistema de ajuda mútua que se baseia em princípios de respeito, responsabilidade compartilhada e compreensão empática da situação do outro.

Essa compreensão decorre de uma experiência comum de sofrimento emocional e psicológico, ou seja, na crença de que alguém que enfrentou e superou algum tipo de adversidade possa oferecer apoio, esperança e orientação a outros que enfrentam situações semelhantes.

Parte-se da premissa de que a implementação de um modelo de suporte de pares adaptado à cultura brasileira pode contribuir no aprimoramento dos níveis de engajamento, continuidade do cuidado e melhorias na qualidade de vida e bem-estar das pessoas com transtorno mental.

Convidado da mesa de abertura do evento, o coordenador da CPG da FCM, José Guilherme Cecatti, destacou a importância do escopo da parceria entre Unicamp e Yale, que mais do que apenas gerar dados para publicação científica, “tem a capacidade de modificar a realidade dos serviços onde o projeto é realizado”.

Assista, abaixo, a fala da coordenadora da pesquisa, no Brasil, Rosana Onocko Campos.

Leia também
Programa da área de Saúde Coletiva e Mental da Universidade de Yale celebra parceria em pesquisa com a Unicamp



Notícias mais recentes



Cirurgia para epilepsia é tema de curso ministrado em Congresso Brasileiro de Neurologia por equipe da Unicamp

Save the date: Winter Schools 2025


Exposição "Partes de um todo", do Ateliê Vivenciando a Arte


Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM