Comitês de pesquisa da Unicamp e Yale dão início a projeto de cooperação nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental
Publicado por: Camila Delmondes
26 de setembro de 2023

Compartilhar:

A adaptação e a implementação de apoio de pares para otimizar a vinculação e o desfecho favorável às pessoas com transtornos mentais graves foi tema de encontro realizado no Anfiteatro da Comissão de Pós-graduação (CPG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, na tarde desta segunda-feira, 25 de setembro – como parte do acordo de cooperação mútua entre a Unicamp e a Universidade de Yale, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) em cerca de R$ 3,6 milhões para o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental.

No Brasil, o estudo é liderado pela chefe do DSC da FCM, Rosana Onocko Campos e, nos EUA, pelas psiquiatras do Programa de Recuperação e Saúde Comunitária de Yale, Maria O'Connell e Chyrell Bellamy.

O objetivo principal, é trabalhar com a adaptação cultural de uma intervenção de pares, no contexto dos serviços comunitários de saúde mental no município de Campinas. Trata-se de um sistema de ajuda mútua que se baseia em princípios de respeito, responsabilidade compartilhada e compreensão empática da situação do outro.

Essa compreensão decorre de uma experiência comum de sofrimento emocional e psicológico, ou seja, na crença de que alguém que enfrentou e superou algum tipo de adversidade possa oferecer apoio, esperança e orientação a outros que enfrentam situações semelhantes.

Parte-se da premissa de que a implementação de um modelo de suporte de pares adaptado à cultura brasileira pode contribuir no aprimoramento dos níveis de engajamento, continuidade do cuidado e melhorias na qualidade de vida e bem-estar das pessoas com transtorno mental.

Convidado da mesa de abertura do evento, o coordenador da CPG da FCM, José Guilherme Cecatti, destacou a importância do escopo da parceria entre Unicamp e Yale, que mais do que apenas gerar dados para publicação científica, “tem a capacidade de modificar a realidade dos serviços onde o projeto é realizado”.

Assista, abaixo, a fala da coordenadora da pesquisa, no Brasil, Rosana Onocko Campos.

Leia também
Programa da área de Saúde Coletiva e Mental da Universidade de Yale celebra parceria em pesquisa com a Unicamp



Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM