Comissão de Gestão Ambiental exibe documentário em Semana do Meio Ambiente
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
16 de junho de 2023

Compartilhar:

Em 6 de junho, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, realizou ação da Semana do Meio Ambiente. Foi exibido o documentário “Fio da Meada”, do cineasta Silvio Tendler. Estiveram presentes os membros da Comissão e funcionários da FCM. O filme foi exibido no anfiteatro 1, no qual foram afixados cartazes trazendo tópicos sobre o tema.

Herling Alonzo, presidente da CGA, fala sobre o Dia do Ambiente. Foto: Karen Moraes/ARPI

Antes da exibição, Herling Alonzo, presidente da CGA e docente do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, lembrou que o Dia do Ambiente (5 de junho) foi estabelecido em 1972 pela ONU. “É uma data de reflexão. Nossa qualidade de vida vai piorar nos próximos anos. Eu sei que é pessimista falar isso, mas temos que fazê-lo. Desde a década de 1970 se falava que íamos entrar em crise. Do ponto de vista científico, isso está dado”.

Painel montado pela CGA no anfiteatro 1. “Separar os resíduos é o mínimo que podemos fazer”, afirma Herling. Foto: Mário Moreira/CAAC

Herling também enfatizou a questão da saúde, pouca discutida nesse cenário. “Quando falamos de crise ambiental, se trata basicamente de mudança do clima e emergência climática. Isso muda todo o ciclo de doenças infecciosas. Pessoas morrem aos milhões no mundo. Não é uma coisa distante”, disse.  Ele aponta entre os processos causadores: poluição do ar, contaminação das águas com resíduos, ingestão de microplásticos e desequilíbrio da biodiversidade.    

Sobre o documentário

O documentário "Fio da Meada", dirigido por Silvio Tendler, retrata a batalha de povos tradicionais do Brasil contra a opressiva urbanização, representada por conflitos ambientais. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam pela sobrevivência e tentam evitar a destruição de suas reservas naturais. O documentário apresenta perspectivas de movimentos sociais e de intelectuais sobre o tema. As soluções para esses desastres estão sendo realizadas em diferentes territórios, e envolvem a reconexão com a natureza e uma ecologia de saberes.

Conflitos no campo impactam na preservação ambiental. Foto: Karen Moraes/ARPI

Comissão de Gestão Ambiental

A CGA é composta por Herling Alonzo (presidente) e pelos membros: Camila Cristina Moreira Gossi, Caroline Bondarik, Elaine Mauri Gonzalez, Livia Aldred Iasbik, Maria José Guardado, Rodrigo Fernandez Rossi, Sandra Regina Brambilla e Thiago Sancassani.

A Comissão de Gestão Ambiental elaborou, em 2023, perfil da geração de resíduos da FCM. Imagem: CGA/FCM.


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM